Sunday, December 30, 2007

Bom Ano 2008











Imagens: Yoshiko


como um regato

a abrir passagem


pelas fendas cobertas de musgo


também eu, tranquilamente


me torno claro e transparente

Ryokan
poema zen


Bom Ano 2008!

Sentidos, leais, simples, adoráveis afectos! Ternos afectos...

Que ao badalar da meia-noite seja erguido um pensamento de
Alegria
Amizade
Bondade
Dádiva
Espiritualidade
Felicidade
Fraternidade
Lealdade
Magia
Perdão
Simplicidade
Ternura

Sentimentos d'alma que brotam e não se aprisionam! Entregam-se como estrelas poisadas na palma da mão!
 
Este é o meu gesto de carinho para todos os que me lêem nesta noite!

Feliz Ano Novo! Feliz 2008!

Miosótis (pseudónimo) 

31.12.2007
Copyright ©2008-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 

fragmentos da noite com flores, para os que ainda acreditam em afectos, Don't You Never Find Another Love Like Mine, Michael Buble & Laura Pausini

Licença Creative Commons 

Wednesday, December 26, 2007

Oscar Peterson... o piano fechou-se!




Oscar Peterson (1925-2007)
Fotografia: Jean-Bernard Sieber|Reuters 2007

http://graphics8.nytimes.com/

"A jazz player is an instant composer. You have to think about it, it's an intellectual form."

Oscar PetersonOscar Peterson, cujos dedos voadores, swing hard-driving e melódicas improvisações, fizeram o encantamento de todos os verdadeiros amadores do jazz, no caso, piano jazz, morreu dia 23 Dezembro 2007. Tinha 82 anos.


Faço-te companhia até à margem sul,

minhas lágrimas caem como fios de seda.


Quanta tristeza na tua partida para leste! (...)

Wang Wei
, Adeus, Poemas de Wang Wei

Instituto Cultural de Macau,1993







Miosótis (pseudónimo)


fragmentos de muitas flores para o maior virtuose de  piano jazz. Fechou-se o piano de Oscar Peterson e a última nota soou!

Um dos meus pianistas de jazz favoritos conjuntamente com Art Tatum 

26.12.2007

Copyright ©2007-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®

Friday, December 21, 2007

Natal






Fotografia: Emmanuel Dunand/AFP 2007


 
DIA DE NATAL

Hoje é dia de ser bom.É dia de passar a mão pelo rosto das crianças,de falar e de ouvir com mavioso tom,de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças.
É dia de pensar nos outros. coitadinhos. nos que padecem,

de lhes darmos coragem para poderem continuar a aceitar a sua miséria,


de perdoar aos nossos inimigos, mesmo aos que não merecem,

de meditar sobre a nossa existência, tão efémera e tão séria.
Comove tanta fraternidade universal.

[...]
Torna-se difícil caminhar nas preciosas ruas


Toda a gente se acotovela, se multiplica em gestos, esfuziante.
Todos participam nas alegrias dos outros como se fossem suase fazem adeuses enluvados aos bons amigos que passam mais distante.
Nas lojas, na luxúria das montras e dos escaparates,com subtis requintes de bom gosto e de engenhosa dinâmica,cintilam, sob o intenso fluxo de milhares de quilovates,as belas coisas inúteis de plástico, de metal, de vidro e de cerâmica.
Os olhos acorrem, num alvoroço liquefeito,ao chamamento voluptuoso dos brilhos e das cores.É como se tudo aquilo nos dissesse directamente respeito,como se o Céu olhasse para nós e nos cobrisse de bênçãos e favores.
A Oratória de Bach embruxa a atmosfera do arruamento.Adivinha-se uma roupagem diáfana a desembrulhar-se no ar.E a gente, mesmo sem querer, entra no estabelecimentoe compra. louvado seja o Senhor!. o que nunca tinha pensado comprado. [...]



António Gedeão, poeta, cientista, professor (1906-1997)



Fotografia: Bobby Yip/Reuters 2007

http://news.yahoo.com/photos


Votos de um Natal de fraternidade, sem tanta luz de artificialidade, ambiente de universal espiritualidade, Paz para todo o mundo no gesto uno de acender uma vela! A Vela pela Paz!

Miosótis (pseudónimo)


fragmentos da noite com flores, ao som de Have Yourself a Merry Christmas Kate Melua

21.12.2007

Copyright ©2007-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®

Monday, December 10, 2007

Peões em Jogo: um filme a ver




"A wake-call for America"

Pete Hasmmond, Maxim

Nesta altura do ano, o que mais me atormenta é a confusão das ruas e dos centros comerciais. E por isso, nada melhor do que me recolher numa confortável sala de cinema e assistir a um bom filme!


Lions for Lambs! Esperava com ansiedade o último filme de Robert Redford! Talvez o mais ousado provocador das consciências dos norte-americanos.

Reúne três actores míticos, o próprio Robert Redford (realizador e actor), Meryl Streep e Tom Cruise. Três enormes nomes do cinema que marcam as várias gerações desde a década de 70.






Lions for Lambs
http://www.imdb.com/

Ser-me-ia difícil enumerar os filmes, sempre de qualidade, em que os vi participar! Todos me agradaram, por um motivo ou por outro, mas sobretudo pela versatilidade e carisma de cada um destes grandes actores! Robert Redford, na dupla vertente de actor - realizador que já me habituei a ver, e a gostar.


Parece-me quase desnecessário afirmar que as minhas expectativas saíram plenamente realizadas! E a de todos, não muitos, os que se encontravam na sala, aquela hora de final de tarde de frenesim consumista.

O filme apresenta a profunda, mas serena crítica, às notícias e políticas de uma nação dividida, explorando as consequências humanas de uma complicada guerra. Explosivo na sua serenidade ousada!

Peões em Jogo (tradução portuguesa) apresenta-nos três histórias, cada uma delas bem delineada, mas em sincronia total com o tema central.

Tom Cruise no papel de Jasper Irving um importante congressista que contacta a conceituada jornalista Janine RothMeryl Streep, confiando-lhe uma nova estratégia militar, e induzindo a jornalista a escrever um exclusivo sobre a política governamental.

A mesma Janine Roth,
peça fundamental do sucesso da carreira política deste promissor senador, num artigo de opinião, no tempo em que ela vira nele uma nova esperança!



Meryl Streep & Tom Cruise
http://www.imdb.com/


Entretanto dois antigos alunos em Ciência Política do Dr. Stephen Malley - Robert Redeford - Ernest e Arian (interpretados por Michael Peña e Derek Luke), jovens de escolas suburbanas que chegaram ao ensino universitário, e que se voluntariam na convicção de seguir os desafios do seu professor-tutor, encontram-se no campo de batalha, na precisa altura em que uma nova e infame ofensiva está em curso. E vão perecer de pé, como verdadeiros heróis, vitimando por graves ferimentos, numa atitude de auto-coragem e martírio.




Robert Redford | Prof. Mailley
http://www.imdb.com/

Prof. Mailley angustiado com tal perda, tenta no papel tutorial académico que lhe cabe, alertar Todd (Andrew Garfield), um aluno promissor, mas indiferente, para a importância das suas potencialidades,
e mais do que isso, para o despertar da sua jovem consciência de cidadão, na convicção absoluta do futuro de uma nação.



Num momento crucial da vida de cada uma das personagens e do futuro da sua nação, as peças são jogadas, sem que saibamos muito bem qual o destino que as espera.


As cenas finais surpreendentes e de grande emotividade, desenrolam-se no maior silêncio. Perante o olhar apreensivo e penalizado de Meryl Streep, as imagens do Memorial deixam no espectador um impacto confrangedor. E de repente, o filme fecha-se sobre a cor negra da película, por segundos.


O filme não fornece respostas. Apenas deixa questões fortes, imbuídas de humanismo e pesar. Mas, está nele patente o grito de revolta ou alerta contra o estado da política norte-americana, por uma das vozes/olhares mais críticos da cinematografia actual, Robert Redford!

O cinema para além de divertimento pode ser utilizado como uma forma de mudar comportamentos e opiniões. E é notória essa abertura deixada ao espectador!

A nós, cabe-nos ouvir/ver os argumentos apresentados e tirar as conclusões que acharmos pertinentes.

Ficção ou realidade, nem sempre são conceitos distintos!




Extraordinary!

David Atkins, Daily Kos



Imprescindível ver!

On-the-mark

Larry King

Miosótis (pseudónimo)


fragmentos da noite com flores, dedicado a todos os jovens, independentemente da raça, país ou religião, que perdem as suas vidas para honrar as suas convicções

10.12.2007
Copyright ©2007-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®

Licença Creative Commons