~
Devo confessar que um dos meus profundos desgostos destes últimos dias se prende com o facto de não ter podido assistir a nenhum dos concertos dos Portishead, banda que se apresentou esta semana, no nosso país! Uma das minhas bandas de culto dos anos 90! E passaram tão perto!
Lembro ter escrito este texto, numa noite de Janeiro de 2006...
Beth Gibbons*
via Arte Sonora
De vez em quando, gosto de revisitar músicas que ouvi durante um certo espaço de tempo e que por cansaço onírico ou outras torrentes de sentires, fui arrumando na estante das emoções.
Mas há dias ou fases de vida - não sei - algo redesperta, e pego neste ou naquele álbum para 're'ouvir com fervor determinada melodia. E descubro novas vibrações.
A voz de Beth Gibbons nesta composição - Glory Box - toca-me tão profundamente que atinge o âmago de minh'alma. E os sons orquestrais que se lhe contrapõem, dão-lhe um lancinante ênfase!
Foram efectivamente muito marcantes estes sons na minha vida! E permanecem!
Y. Noites do Amanhecer (blog desactivado)
28.01.2006
28.01.2006
Cansaços, desencantos, angústias ou acalmias se seguiram a esses tempos! Mas, os Portishead continuam bem perto de minhas devoções.
Saltar as datas que antecipadamente anotara numa memória de afectos fez-me sentir uma enorme perda... como se não pudesse recuperar a magia que a este grupo me liga!
E quando me deparei com estas notícia , num artigo sobejamente apetitoso, de Gonçalo Frota, fiquei horas a ouvir os Portishead no Youtube!
"O entusiasmo perante temas como Glory Box, Numb, Wandering Star, Over, Only You ou Cowboys foi mesmo tanto que no final de cada sequência vocal exuberante de Gibbons (que mantém a sua belíssima voz de quem podia estar a contar os seus desaires amorosos sentada no bar do hotel mais próximo) a assistência explodia em gritos e assobios.
Portishead, Coliseu do Porto
créditos: Miguel Barros
via Pinterest
(...) excelente actuação de toda a banda, comandada por Adrian Utley na guitarra e Geoff Barrow (na percussão, bateria electrónica e deejaying).
Gonçalo Frota
Devoção absoluta... pode-se ler! Não duvido! Teria sido o meu único sentimento se tivesse lá estado!
Me perdoem a exuberância de imagens! Para compensar a ausência.
Me perdoem a exuberância de imagens! Para compensar a ausência.
Portishead, 2008
Uma banda que desapareceu completamente, apesar da incível excelência musical.
Miosótis (pseudónimo)
fragmentos da noite com flores
31.03.2008
Copyright ©2008-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® fragmentos da noite com flores
31.03.2008