Saturday, March 29, 2008

Portishead : lembranças

~



Beth Gibbons*


Devo confessar que um dos meus profundos desgostos destes últimos dias se prende com o facto de não ter podido assistir a nenhum dos concertos dos Portishead, banda que se apresentou esta semana, no nosso país! Uma das minhas bandas de culto dos anos 90! E passaram tão perto!




Portishead, Coliseu do Porto






Portishead, Coliseu do Porto



Lembro ter escrito este texto, numa noite de Janeiro de 2006...






Beth Gibbons*
via Arte Sonora

De vez em quando, gosto de revisitar músicas que ouvi durante um certo espaço de tempo e que por cansaço onírico ou outras torrentes de sentires, fui arrumando na estante das emoções.

Mas há dias ou fases de vida - não sei - algo redesperta, e pego neste ou naquele álbum para 're'ouvir com fervor determinada melodia. E descubro novas vibrações.

A voz de Beth Gibbons nesta composição - Glory Box - toca-me tão profundamente que atinge o âmago de minh'alma. E os sons orquestrais que se lhe contrapõem, dão-lhe um lancinante ênfase!







Foram efectivamente muito marcantes estes sons na minha vida! E permanecem!


Y. Noites do Amanhecer (blog desactivado)

28.01.2006


Cansaços, desencantos, angústias ou acalmias se seguiram a esses tempos! Mas, os Portishead continuam bem perto de minhas devoções.

Saltar as datas que antecipadamente anotara numa memória de afectos fez-me sentir uma enorme perda... como se não pudesse recuperar a magia que a este grupo me liga!

E quando me deparei com estas notícia , num artigo sobejamente apetitoso, de Gonçalo Frota, fiquei horas a ouvir os Portishead no Youtube!

"O entusiasmo perante temas como Glory Box, Numb, Wandering Star, Over, Only You ou Cowboys foi mesmo tanto que no final de cada sequência vocal exuberante de Gibbons (que mantém a sua belíssima voz de quem podia estar a contar os seus desaires amorosos sentada no bar do hotel mais próximo) a assistência explodia em gritos e assobios.






Portishead, Coliseu do Porto
créditos: Miguel Barros
via Pinterest


(...) excelente actuação de toda a banda, comandada por Adrian Utley na guitarra e Geoff Barrow (na percussão, bateria electrónica e deejaying).

Gonçalo Frota

Devoção absoluta... pode-se ler! Não duvido! Teria sido o meu único sentimento se tivesse lá estado! 

Me perdoem a exuberância de imagens! Para compensar a ausência.





Portishead, 2008

Uma banda que desapareceu completamente, apesar da incível excelência musical.

Miosótis (pseudónimo)

fragmentos da noite com flores

31.03.2008
Copyright ©2008-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 



35 comments:

Zé Miguel Gomes said...

Confesso que não conheço bem... Por outro lado, adoro Mark Knopfler e vou 4 de Abril ao Campo Pequeno :)

Fica bem,
Miguel

Nino said...

Olá Mio!

Pelos vistos temos mais um gosto em comum, sem duvida nenhuma posso afirmar que Portishead é uma das minhas bandas favoritas... é engraçado, estive na Fnac para comprar bilhetes para o concerto no Porto e por algumas horas de atraso não consegui bilhetes para "plateia", já só havia alguns para o fundo do pavilhão e lá mesmo em cima, acabei por não comprar...

Neste mesmo momento em que escrevo esta mensagem escuto o novo álbum lançado recentemente "Third"

Permite-me deixar-te um gosto pessoal que acho, irias gostar de ouvir,
Beth Gibbons e Rustin Man - Out of Season - este é um álbum a solo que não me canso de ouvir, acho que é a sua melancolia que me atrai...

http://www.youtube.com/watch?v=yBoix0ihCTY

Votos de uma noite serena e uma semana repleta plena de Sorrisos!

Beijinhos

Mar Arável said...

belo

Um Momento said...

Esta"homenagem" em forma de recordação está linda
Deixa la... não faltarão oportunidades de os poderes ir ver um dia:)

(*)

São said...

O meu apoio no desgosto, pois já me aconteceu igual ...e não é nada simpático!
Um bom dia.

Heduardo Kiesse said...

PORTISHEAD!!!!!

AUA!! FABULOSO SOM!! :-)

profundo e nocturno como o silencio poe entre a voz oca da noite!

beijão fragmentário :-)

adorei!!

TG said...

Não é uma das minhas bandas de eleição, por diversas razões, acho que se poderá dizer mesmo, afectivas. No entanto, existem alguns temas que gosto de revisitar, mas só mesmo quando o estado de alma assim o sugere...
A musicalidade marca de uma forma tão vincada as nossas recordações, que as mesmas são inseparáveis. Talvez seja essa a razão que nunca a trago comigo no dia a dia (divagações à parte)

uma boa semana para ti
E um beijo

Menina do Rio said...

Pois é...nem comento muito porque minhas preferencias por bandas ou cantores se limita a uns poucos, como Aerosmith, Air Supply, Elton John e Queen quanto à musicas em si, prendo-me àquelas que tocam minha alma conforme o momento.

DEixo-te um beijo imenso

Oliver Pickwick said...

La Gibbons, é "A cantora". Bela voz, interpretação exuberante.
No próximo, você estará lá.
Beijos, e dias felizes!

Manuel Veiga said...

gostei muito. arrebatador...

beijos

MS said...

... a esta hora, estarás completamente 'feliz', Miguel... depois de teres ouvido ao vivo essa fantástica referência musical que é Mark Knopfler! O som base [voz, guitarra] dos 'Dire Straits'!

Enfim, gostaria de ter estado no 'Campo Pequeno'!

Talvez por 'distracção', falta de tempo... nem imagens vi nos noticiários da televisão :(

Que me poderás contar?!

Sensibilizada pelo teu olhar em 'fragmentos'!

Boa semana!

MS said...

'Pelos vistos temos mais um gosto em comum...'

... não será único, 'Nino'!
No que concerne a 'gostos musicais', então... mas há outros!

No teu caso, sem duvida nenhuma, ainda foi pior! Porque ir à Fnac para comprar bilhete[s] para o concerto no Porto e não conseguir o lugar 'certo'!

Eu ficaria ainda mais triste :(

'Neste mesmo momento em que escrevo esta mensagem escuto o novo álbum lançado recentemente "Third"...'

... que me podes dizer sobre o álbum?!
Qual o tema que mais 'te' toca?

Foi um prazer 're'ouvir a tua sugestão Beth Gibbons e Rustin Man - Out of Season - é um álbum melódico muito belo! Concordo e 'venero'!

Sensibilizada pelo teu olhar afectuoso em 'fragmentos'!

Votos de uma noite serena e bem luminosa!

Um beijo

MS said...

Sensibilizada pelo teu olhar amistoso em 'fragmentos' 'mar arável'!

MS said...

... foi uma 'homenagem' de afecto[s] 'um momento'!

Se terei mais 'oportunidades' não sei...?! Mas, adoraria!

Um beijo

MS said...

Sensibilizada pelo teu olhar de apoio, 'são'!

E aconteceu-te com que grupo?

Excelente semana!

MS said...

Sim! Fabuloso o som, a musicalidade, o timbre e o potencial sensível da voz de Beth Gibbons, 'paradoxo'!

O todo [grupo + voz]... uma delícia em profundidade!

Tal como algumas noites... profundas, serenas, sensíveis!

Como a de hoje...


Sensibilizada pelo teu olhar amistoso em 'fragmentos'!

Beijo

MS said...

'Não é uma das minhas bandas de eleição, por diversas razões, acho que se poderá dizer mesmo, afectivas...'

... eu sinto que tudo o que me liga a música é afectividade, Tiago!
Sem esse sentimento, não me 'identifico' com sonoridades, grupos, canções, temas!

'... mas só mesmo quando o estado de alma assim o sugere...'

... pois é isso mesmo que falava! Estados d'alma!

Sem dúvida que musicalidades/lembranças afectivas 'tocam-se'!

'...Talvez seja essa a razão que nunca a trago comigo no dia a dia (divagações à parte)...' - lamento :(

Sem ela, não faço face ao dia-a-dia! Nem que seja 'afectividade' em pequenas coisas que à grande maioria das pessoas, passa despercebida...

Uma boa semana para ti, também!

Um beijo

... sensibilizada pelo olhar 'afectuoso' aqui poisado!

MS said...

Das tuas preferências, 'menina do rio', por bandas ou cantores... continuo a gostar de ouvir 'Aerosmith' e 'Queen' [esta uma banda 'especial', de 'culto'!

A música, os temas, ouvem-se conforme o momento d'alma! Sem dúvida...

Sensibilizada pelo olhar poisado em 'fragmentos'!

Beijo

MS said...

Beth Gibbons tem mesmo uma voz 'exuberante'... mas de musicalidade e sensibilidade, 'Pickwick'!

... no próximo... que assim seja!

Sensibilizada pelo olhar atento poisado em 'fragmentos'!

Dias felizes para ti!
Um beijo

MS said...

... só o teu olhar pode tornar esta postagem 'arrebatadora', 'Herético'!

Os amigos têm olhos afectivos quando 'olham' os amigos!

Sensibilizada pelo olhar amistoso poisado em 'fragmentos'!

Um beijo

Twlwyth said...

Que continues a envolver-te de sons contagiantes.

Boa semana.

O Profeta said...

Pois é querida amiga e eu aqui tão longe na ilha...como gostaria de os poder ver...


Doce beijo

TG said...

dá ultima vez que por aqui passei esqueci-me de referir o delicado comentário deixado no meu espaço. são as pequenas lembranças que nos trazem sempre de volta :)

Zé Miguel Gomes said...

Sim, já voltei do concerto... Foi inesquecível, mas ainda não tive tempo para escrever sobre o concerto e sobre o fim-de-semana, em que aproveitei para proporcionar umas férias aos meus pais (que foram ao concerto comigo)... Em breve deixo novidades no blog... Nem tempo (disposição) tenho tido para escrever as minhas "histórias"...

Fica bem e obrigado pela presença assídua no meu blog.
Miguel

Nilson Barcelli said...

Fizeste um excelente post, muito agradável de ver.

Beijinhos.

Daniel Aladiah said...

E não conheço... terei de ver.
Um beijo
Daniel

MS said...

Sempre bem-vinda a este espaço, 'twlwigth'!

Sensibilizada pelo olhar amistoso poisado em 'fragmentos'!

Beijo

MS said...

... acredito, 'Profeta'! Em determinados momentos não deve ser fácil viver numa ilha!

Suponho que gostarias de os ouvir ao vivo!
Infelizmente, até eu falhei, vivendo aqui tão perto :(

Sensibilizada pelo olhar poisado em 'fragmentos'!

Beijo

MS said...

'...são as pequenas lembranças que nos trazem sempre de volta...' - foi algo que senti, certamente, Tiago!

Bom fim-de-semana!

Beijo

MS said...

Acto justo e bonito... levar teus Pais a passear e a poder fruir de um concerto de Mark Knopfler!


'...Nem tempo (disposição) tenho tido para escrever as minhas "histórias"...'- suponho que atravesso uma fase similar à tua, Miguel...

Sensibilizada pelo olhar poisado em 'fragmentos'!

Bom fim-de-semana!

...é sempre com prazer que passo em teu espaço!

MS said...

Sensibilizada pelo olhar afectuoso poisado em 'fragmentos', Nilson!

Beijo

MS said...

Não conheces, Daniel? Quase impossível...

Suponho que vais gostar das suas sonoridades e sobretudo da 'voz' de Beth Gibbons!

Sensibilizada pelo olhar em 'fragmentos'!

Beijo

... já sentira a tua falta por aqui! Foi muito bom ler-te...

L.N. said...

Partilho esse desgosto , só o Nick cave para me animar :)

MS said...

Bem, Luís, embora também goste muito de Nick Cave... este não substitui os Portishead! Entre os dois, optaria pelos 'Portishead' :)

Sensibilizada pelo teu olhar em 'fragmentos'!

... só hoje vi teu comentário!

MS said...
This comment has been removed by the author.