Sunday, March 17, 2024

Morreu o meu Poeta !



via Google Images Archive



O meu poeta morreu. O meu poeta de uma linguagem lírica intimista e de profunda introspecção que saboreava em cada poema seu. Se percorrerem este blog, a maior parte da poesia que talvez encontrem, é de Nuno Júdice.


Nuno Júdice. A sua poética transborda de aromas escritos feita de sentimentos que tantas vezes nos percorrem lá no fundo da alma. Não transparecem assim tanto nas nossas palavras, mas o olhar deixa-os fugir, por vezes.  


O meu poeta partiu sem pré-aviso, deixando-me quase orfã dos seus versos poético-melancólicos, reflexões meditativas, algo românticas, feitas de sobriedade e lirismo.





Cartografia de Emoções

Nuno Júdice

Publicações Dom Quixote, 2001


Cartografia de Emoções foi desde sempre o meu livro de cabeceira, juntamente com o Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. 

Leio, releio, salto versos, busco o que no momento me pede o coração...


E hoje, só me apraz reescrever...


Podíamos saber um pouco mais
da morte. Mas não seria isso que nos faria
ter vontade de morrer mais
depressa.

Podíamos saber um pouco mais
da vida. Talvez não precisássemos de viver
tanto, quando só o que é preciso é saber
que temos de viver.

Podíamos saber um pouco mais
do amor. Mas não seria isso que nos faria deixar
de amar ao saber exactamente o que é o amor, ou
amar mais ainda ao descobrir que, mesmo assim, nada
sabemos do amor.(...)


Nuno Júdice, Princípios 


Miosótis (pseudónimo)


17.03.2024

Copyright ©2024-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®


No comments: