Saturday, April 20, 2019

Páscoa : A simbólica de Notre Dame de Paris






Notre Dame de Paris
créditos: Benoît Tessier/ REUTERS





Pietà
Notre Dame de Paris
créditos: Christophe Petit Tesson/POOL/EPA-EFE/
REX/Shutterstock


"Tous les yeux s’étaient levés vers le haut de l’église. Ce qu’ils voyaient était extraordinaire. Sur le sommet de la galerie la plus élevée, plus haut que la rosace centrale, il y avait une grande flamme qui montait entre les deux clochers avec des tourbillons d’étincelles, une grande flamme désordonnée et furieuse dont le vent emportait par moments un lambeau dans la fumée."

Victor Hugo, in Notre Dame de Paris, 1831

O drama a que assistimos, comovidos, em directo pela televisão e nos media, levou-me a reler este excerto da obra de Victor Hugo O simbolismo que em Notre Dame se quiser encontrar, leva-nos sempre a Victor Hugo. E o excerto então! Premonição?

A acreditar no seu biógrafo Graham Robb, o que entusiasmava a maior parte dos turistas, era o costume de um guia que, apontando para uma janela junto à torre do lado do Sena, dizia a quem o seguia, que Victor Hugo ali havia escrito Notre-Dame de Paris.

Os homens, quando querem, fazem nascer lendas. Ou renascer das cinzas um novo amanhecer. Contudo, nada será igual ao que antes estava erguido. 

Ficam as memórias das visitas, ao local sagrado. A Pietà que me levava sempre a emudecer perante tal cruel dor, espelhada na expressão.





Première page du manuscrit 
de Notre-Dame de Paris (BNF)

Memórias alimentadas também pelo romance histórico Notre Dame de Paris (1831) de Victor Hugo, estudado, revisitado. 

E pelo filme que meus pais me referiram, quando muito mais tarde visitei pela  primeira vez a catedral. Notre Dame de Paris, do realizador francês Jean Delannoy (1956). Embora os especialistas considerem que a melhor adaptação de Notre Dame de Paris date de 1939, com realização do alemão William Dieterle, radicado nos Estados Unidos

As Gárgulas resistiram ao fogo. Que sejam elas a manter a magia desta catedral na sua reconstrução. 

Que a luz de Paris ilumine o negro que caiu sobre Notre-Dame de Paris.




E a meditação de Páscoa seja mais doce, para que a serenidade do tempo se refugie na alma, com encantamento, ao som do canto fresco dos pássaros. A Primavera adentra-se


Miosótis (pseudónimo)

20.04.2019

fragmentos da noite com flores
Copyright ©2019-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®

2 comments:

Pedro Costa said...

Gosto de pensar que as Gárgulas fizeram o seu trabalho: protegeram a catedral, a sua casa, afastando dela o pior.
Sem esquecer que apesar de o seu espaço ter sido o mais afectado, ainda assim Quasimodo talvez ainda consiga continuar a ver a sua Esperanza a dançar lá em baixo.

Como tudo o que perdura no tempo e na história das homens, 2019 será um episódio negro, em em que algo se perdeu, mas será também algo que será acrescentado, um enriquecimento a essa mesma história.
Além que o Homem parece estar genuinamente interessado em manter e preservar a sua História e Arte.

Um beijinho de bom fim de semana :)

MS said...

Sou da tua opinião, Pedro. As Gárgulas como que já simbolicamente esculpidas numa posição de atento alerta, permaneceram fiéis ao seu papel vigilante.

Quanto a Quasimodo, esse sem dúvida, verá sempre a sua Esperanza bailar. Porque o amor é inabalável, quando nascido da alma.

Um episódio 'negro' que aconteceu numa época em que a alta tecnologia fará luz. Os projectos apresentados têm tudo para levar a cabo o seu restauro sem faltar à estética do monumento. Mesmo com visões modernistas.

Sensibilizada por te ver voltar a 'fragmentos' cada vez mais incertos... mas resistindo ao tempo.

Beijinho. Excelente semana :-)