Tuesday, February 26, 2019

E lá assistimos aos Oscars !






Green Book
Peter Farrelly, 2018

E chegámos à noite dos Oscars. A noite de todas (quase) as estrelas. E de muitos sonhos.

Fomos surpreendidos pelo facto da cerimónia não ter sido difundida em directo pelas televisões nacionais. Mas sim pela FOX. 

A cerimónia dos Oscars é sempre algo que seduz. Sobretudo, os apreciadores de cinema. Eu gosto.

Decepção? Sim, a ausência de grandes actores e actrizes, nas sua maioria. Não, a ausência de um apresentador propiamente dito. Fluiu melhor a noite e acabou mais cedo.

Green Book, Oscar de Melhor FilmeMuito merecido! Gostei imenso do filme, história bem contada (baseada em factos verídicos), excelente interpretação dos actores Viggo Mortensen (nomeado para Melhor Actor), e Mahershala Ali (Oscar Melhor Actor Secundário). E banda sonora linda de Kris Bowers.





Vice
Adam McKay, 2018

Vi uma parte dos filmes nomeados. Alguns ainda não exibidos nas salas de cinema, ou então disponíveis em vésperas da cerimónia. Mas vi alguns outros com ou sem nomeações.

Premiaram-se filmes discutíveis? Não posso falar de alguns, dado que não os vi. Refiro-me a Roma, Cold War, The Favourite

Vi A Star is Born. Bom! Sem nada a acrescentar. Não saí maravilhada, como vi muitos. Banda sonora muito boa. Lady Gaga é genial como cantora e compositora.

Esquecidos? ViceMelhor Filme e Melhor ActorChristian Bayle, galardoado Melhor Actor nos Golden GlobesFilme com oito nomeações para  91st Academy Awards, não ganhou em nenhuma, suponho. Pelo menos, não me chamou à atenção se obteve algum Oscar, dado que nas principais categorias, foi anulado.

Filme documentário político-histórico de uma época que ainda hoje nos marca. Christian Bale, um dos melhores actores da nova geração.





The Mule
Clint Eastwood, 2018

The Mule traduzindo, Correio da Droga de Clint Eastwood. Quase um testamento cinematográfico. Uma falha imensa. Clint Eastwood, 88 anos, realizador e intérprete, num drama perturbante, em tom de jovial ligeireza.  

Somos levados a sorrir, tantas vezes, pela personificação subtil de um homem que efectivamente existiu. Mais uma história baseada em factos verídicos. Banda sonora óptima. Jazz e country music. Uma característica dos filmes Eastwood. Boa música.





Ben is Back
Peter Hedges, 2018

Numa outra perspectiva, Ben is Back, O Ben Está de Volta (2018) com Julia Robert e Lucas Hedges (19 anos). Interpretações intensas, autênticas. Inesquecíveis. Um jovem actor muito prometedor que fez jus ao brutal desempenho de Julia RobertsSem nenhuma nomeação. Imperdoável.





Julia Roberts
Oscars 2019
créditos: AFP
via The Telegraph

Julia Roberts esteve presente, sim. Apenas para entregar o Oscar de Melhor Filme a Green Book. Linda! Merecia mais.








Bohemian Rhapsody venceu muitas das nomeações, se não todas. Mas brutal foi a performance dos Queen com Adam Lambert! Levantou a sala toda! Magnífica! 

Quanto ao melhor actor, Rami Malek tem de facto uma excelente interpretação em Bohemian RapsodyMas fica bem longe do desempenho de Christian Bale em Vice

Quanto à Melhor Actriz, Olivia Colman. Não sei, ainda não vi o filme. Não me posso pronunciar. Embora não considere que Lady Gaga devesse ser a galardoada.





Roma
Netflix
Alfonso Cuarón, 2018


Roma venceu em Fotografia, Filme Estrangeiro e Realizador. Alfonso Cuarón, um dos melhores realizadores da actualidade.

Lá acabámos felizes. Todos os nomeados para Melhor Filme venceram, pelo menos, um Óscar. O que não apontou para a diversidade de filmes aqui presente. 

Perdeu-se algum encantamento, mas mesmo assim, gosteiCinema é sempre magia.

Miosótis (pseudónimo)

fragmentos da noite com flores

26.02.2019
Copyright ©2019-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 

No comments: