Sunday, March 04, 2018

Em noite de Oscars : O que nos espera ?





Linha Fantasma/ Phantom Thread
 Paul Thomas Anderson, 2017
Nomeado para Melhor Filme 
Melhor Actor

Domingo de chuva. Muito frio. Desconforto. Bom para ficar por casa, aconchegada no meu quotidiano de fim-de-semana. Tempo cinzento adentra-se pelas janelas. Olho o céu. Transmite-me tristeza. Não se ouvem pássaros e até as gaivotas que nascerem ali bem diante de meus olhos, não vieram, hoje.

Pois!É que elas vêm poisar quase diariamente no local onde nasceram, em SetembroNão fazia ideia deste memória afectiva nas gaivotas.



The Oscars 2018

Uma introdução quase intimista para uma noite de domingo em frente ao ecrã assistindo à cerimónia mais esperada do ano. Noite de Oscars!

Mais uma noite de Oscars. A noite de todas as estrelas. E de todos os sonhos. E de múltiplos escândalos, este ano.

Será uma noite diferente? Claramente. 




Daniel Day-Lewis
Linha Fantasma/ Phantom Thread
 Paul Thomas Anderson, 2017

Comecei com Linha Fantasma, tradução de Phantom Thread porque adoro Daniel Day-Lewis. Um actor que me atrai desde O Meu Pé Esquerdo, tradução de My Left Foot (1989) e sobretudo A Idade da InocênciaThe Age of Innocence de Martin Scorsese (1993). Um filme belíssimo. Tocou-me intensamente.

Poderia citar outros, como Lincolnpor exemplo. Mas os aqueles dois filmes foram marcantes para esta espécie de encantamento que me leva a não perder este actor em cada brilhante representação.

Neste filme, gostei profundamente da sua interpretação. Menos óbvio a história ou como se desenvolveu o enredo e final.



Dunkirk
Christopher Nolan & Emma Thomas
Nomeado para Melhor Filme

Vi alguns dos filmes com nomeações para além de Linha Fantasma. Quase impossível ver todos, já que a maioria aparece no circuito comercial português a menos de um mês da cerimónia de The Oscars

Exceptua-se Dunkirk, que estreou há meses atrás e foi, de novo, reposto, conhecida a lista de nomeações. Está na categoria de Melhor Filme. E com mérito pelo rigor histórico.



A Hora Mais Negra
Darkest Hour
Joe Wright, 2017
Nomeado para Melhor Filme 
Melhor Actor

Não percam. Um filme histórico que prende ao ecrã de princípio ao fim. Excepcionalmente bem narrado sob ponto de vista imagético e narrativo. Joe Wright já a isso nos habituou. O mesmo realizador de Atonement (2007). 

Interpretação fabulosa de Gary Oldman no papel de Winston Churchill. Indescritível! Nomeado para Melhor Actor.

O Oscar para Melhor Actor vai certamente para Gary Oldman ou Daniel Day-Lewis.



Courtesy Photos

E há The Post de Steven Spielberg, Call me by You Name de Luca Guadagnino, Three Billboards Outside Ebbing, Missouri de Martin McDonagh ou The Shape of the Water de Guillermo del Toro.

Enfim. Suponho que vi alguns dos principais nomeados. Vamos lá assistir à cerimónia pela noite dentro. Ver cinema, ouvir falar de cinema, aplaudir os nomeados, ouvir as canções, temas de filmes - e há temas lindos! - ver os filmes de animação.




Perdeu-se talvez o encantamento ao longo destes últimos meses, mas mesmo assim, espero encantar-me. Cinema é sempre magia.

E voltar a ver o trabalho de Jimmy KimmelAlgo de inesperado na sua apresentação? Talvez.

Miosótis (pseudónimo)

04.03.2018
Copyright ©2018-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 

1 comment:

شركة صيانة تنظيف said...
This comment has been removed by a blog administrator.