Friday, August 21, 2015

Uma tarde de verão !





Woman on the beach 
https://www.pinterest.com

Voltei à praia. Adoro mar, o calor do sol que bate no corpo, a luminosidade que entra na alma, o marulhar suave, de vez em quando, interrompido por vozes que supõem estar e casa, como se tudo à volta fossem paredes.

O tempo incerto, alguns cuidados, me mantiveram afastada. Num tempo que adoro! O verão. 

Até que ontem, o sol, a brisa quente, me bateu em cheio, adentrando-se pelas janelas, vizinhas do firmamento. Saí à varanda para sentir o ar que me tocava. Muito agradável. Então, estava decidido. Ir à praia.

Que sensação boa! Sair do carro, e sentir que não havia vento à beira-mar. Apanhar o saco, com aquelas pequenas coisas que todas as mulheres gostam de ter consigo na praia. Creme solar, pareo, uma garrafa de água. 




A Ilha
Sándor Marái
Dom Quixote

Ah! Não podia faltar um livro. A minha escolha de verão? "A Ilha" de Sándor Marái. Lembram "As Velas Ardem Até ao Fim"? Esse mesmo.

O tema passado numa estância balnear, um professor ligado à filosofia, inspirado por Platão, ambiguidade do amor, Viktor Askenasi. A personagem remetia-me para o grande pianista Vladimir Ashkenazy. Culto de momentos de música clássica. 

Música, filosofia, busca da felicidade, verão. Conhecendo o escritor, motivos suficientes para esta escolha. Sim, clima perfeito para uma tarde inspiradora. E de muita serenidade.

Muita gente na praia. Mas sem aquele amontoado de pessoas, que mal nos dão espaço para uma certa privacidade. Distanciamento quanto baste.

Estendi o pareo. E sentando-me, fiquei primeiro a olhar o mar. Aquele mar, paraíso de liberdade, que tanto me apazigua. Inspirei. Longamente. E expirei, com uma sensação de bem estar e tranquilidade que só o ar livre à beira-mar, sentindo a areia quente, me traz de volta.

O  mar estava calmo, mas sem aquele verde-claro, translúcido. Quase ninguém na água. Gelada, ouvia-se em volta. Preferi o calor da areia, o sol reflectindo-se na água, batendo nas páginas do livro que folheava, embrenhada na leitura.

Voltei ao final de tarde. o sol baixava no horizonte. E a temperatura descera.

Uma tarde sublime, onde nada faltou. Regressei com novas energias, a chave secreta para recomeçar. Ficou em mim o aroma da maresia desfragmentado entre as palavras lidas. 

Aspirações delicadas. 

Miosótis (pseudónimo)

fragmentos da noite com flores
21.08.2015

Copyright ©2015-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®

9 comments:

Manuel Veiga said...

"sensibilidade e bom gosto"...

privilégio em ler-te...

sempre.

Manuel Veiga said...

"sensibilidade e bom gosto"...

privilégio em ler-te...

sempre.

Mar Arável said...

Que cheguem os belos relâmpagos

Bj

MS said...

Muito obrigada, Miguel pela visita a 'fragmentos'. E pelas palavras afectuosas.

Escócia. Linda, segundo relatos de amigos. Terás certamente fotografias maravilhosas, depois, no teu blogue.

Continuação de férias felizes!
Um beijo

MS said...

Privilégio meu ter-te como amigo, atento, afectuoso, sempre.

Um beijo, Herético

MS said...

Privilégio meu ter-te como amigo, atento, afectuoso, sempre.

Um beijo, Herético

MS said...

E os relâmpagos aí estão, 'Mar Arável'.
Obrigada pela presença amiga.

Unknown said...

Olá, Miosótis,
Uma tarde daquelas em que tudo é perfeito: tão bom. Esse "paraíso de liberdade" é o ansiolítico perfeito, o complemento energizante mais adequado. Simplesmente maravilhoso.

bj amg

MS said...

Olá Carmen,

Saudades dessas tardes, neste momento :-(

Sim, absorvem nossos pensamentos soturnos, e tornam a vida mais alegre, sonhadora.

Sempre tão bom lê-la por aqui!

Beijo amigo,