Sunday, January 06, 2019

Dia dos Três Reis Magos !





Dia de Reis
créditos: Assinatura de imagem

É difícil resistir. Acordo e vejo este sol esplendoroso. Dia de Reis! Simbologia apelativa.  É o dia da veneração aos Reis Magos. A tradição surgida no século VIII, convertida em Melquior, Gaspar e Baltazar.

Acredita-se que no dia 6 de Janeiro os pedidos aos três Reis Magos tragam sorte, e prosperidade. Entra aqui a tradição da romã de sete bicos.

Olho para trás. Dia Ano NovoNão tenho resoluções ambiciosas para o ano que apenas começou. Alguns pensamentos livres. O mais importante de tudo, é ter consciência do que temos e do que precisamos. 

Tenho reduzido a lista. E adaptá-la àquilo que depende apenas de mim. Do meu esforço e perseverança, sobretudo!

Voltando ao Dia de Reis. Para já um passeio a pé - resolução um - que tentarei que seja diária, nestes dias de Inverno. Nos dias de sol.

À noite, lá comerei as bagas de romã que tem sete bicos. Sim, este ano, consegui, mesmo, a romã com sete bicos, no turbilhão das compras de Natal. E tive todo o cuidado para que nenhum bico se partisse até chegar a esta noite. Ceia de Reis.

A tradição da romã é milenar. Faz parte da cultura de vários povos. Para os Gregos, era símbolo do amor e da fecundidade. Para os Romanos, símbolo de ordem e riqueza. 

A tradição diz que a romã deverá ter os sete bicos. Para que, segundo os mais supersticiosos, o dinheiro não falte ao longo do ano. Quanto baste. Apenas.

Simbolismos à  parte, a romã é riquíssima em propriedades medicinais. Precisa de mais algum motivo para ter a romã na última festa de fim de ano?

Fruir da última noite em que as decorações de Natal se espalham pela casa. A árvore ecológica - sim, este ano comprei uma árvore de material reciclado, arame, e bambu - que abrilhantei com luzes e múltiplos enfeites vermelhos, laços doirados, pequenos objectos natalícios. Instala-se já uma pequenina nostalgia no olhar. É que amanhã, tudo se desfaz.
É um tanto ou quanto tristonho. É como o desfazer de um sonho que durará até este noite, Dia de Reis.
Miosótis (pseudónimo)

06.01.2019
Copyright ©2019-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 

4 comments:

Mariazita said...

Querida Miosótis
Fiquei tão feliz por te ver na minha "CASA"! Há tanto tempo que não aparecias... 😢

Gostei imenso da tua postagem. Desconhecia essa tradição da romã. E eu que gosto tanto de saber - e seguir, sempre que possível - as tradições. Já anotei, no próximo ano terei que comer romã no Dia de Reis, mas romã com sete bicos! Não esquecerei!

Desejo-te dias muito felizes.

Renovando os votos de um EXCELENTE 2019, e de que o DIA DE REIS tenha sido muito bom, desejo uma semana feliz
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


Manuel Veiga said...

beijo

Bom Ano

Jaime Portela said...

Quando era criança, a época natalícia só acabava no dia de Reis. Hoje já não é assim, embora haja alguns resistentes para quem o dia ainda é importante.
Gostei deste magnífico texto. Não sabia da tradição das romãs.
Querida amiga, um bom fim de semana.
Abraço.
PS: escreve mais vezes...

Suzete Brainer said...

Olá Miosótis,

Um belo texto, com uma narrativa sentida e refletida
em belos simbolismos.

Apreciei a sua visita no meu blog e ando também
ausente do meu blog e das visitas dos blogs amigos.
Porém tenho um apreço pelo seu espaço e as partilhas
valorosas nossas entre blogs.

Um 2019 agora com harmonia, paz, sonhos e realizações!
Beijinhos.