Saturday, October 20, 2018

Outubro Rosa !






Pink October
crédits: Sabine Pieper


E, mais uma vez, desde 2008, aqui estou para apoiar uma cause que me é muito querida. Outubro Rosa.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.

A data é celebrada anualmente com o objectivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. 






Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se de modo a permitir sensibilizar a população mundial para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

O Mês de Outubro é assinalado com duas efemérides: a 15 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de Outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. 

É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento Onda Rosa procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.


(...)
Musa ensina-me o canto
Onde o mar respira
Coberto de brilhos
Musa ensina-me o canto
Da janela quadrada
E do quarto branco

Que eu possa dizer como
A tarde ali tocava
Na mesa e na porta
No espelho e no corpo
E como os rodeava (...)

Sophia de Mello Breyner, Musa, Ensina-me o Canto
in Livro Sexto, Obra Poética II, Editorial Caminho, 1991

Miosótis (pseudónimo)

20.10.2018

fragmentos de Outubro com flores Rosa
Copyright ©2018-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 


2 comments:

Manuel Veiga said...

boas causas - as tuas!

beijo

MS said...

Como sabes, é uma causa muito intimista, esta :-(

beijo, Manuel