Saturday, July 07, 2012

Frida Kahlo, visão quase intimista !





Frida Kahlo | Auto-retrato
 Nikolas Muray Collection, Harry Ransom Center, 
The University of Texas at Austin
http://upload.wikimedia.org/

"I am not sick. I am broken.
But I am happy as long as I can paint."


Frida Kahlo


Frida Kahlo! Deveria ter escrito ontem, dia do seu aniversário, esta homenagem. Mas a intenção perdurou e aqui estou. 

Um dos nomes incontornáveis da arte contemporânea, a pintora mexicana Frida Kahlo continua sendo fonte de inspiração quase 60 anos após sua morte. Mulher e criativa que muito admiro.






Google Doodle 103º Aniversário de Frida Khalo

Google homenageou a pintora em 2010 com um Doodle criativo que remete para a arte da Frida Khalo.

"Kahlo's paintings are mostly known for being  personal in the extreme; she tells her stories through vivid and surreal images that are both shocking and inviting. 

"I painted my own reality"

Frida Khalo




Frida Khalo & Diego Rivera
via Biography

Kahlo's work has encouraged many women to give voice to their experiences and pursue their passions, whatever obstacles life might pose along the way."

Frida Kahlo, a artista mais polémica da história do México, pela vida atribulada, pela força energética que emanava, pelos amores tempestuosos com Diego de Rivera e pelo envolvimento nas questões sociais do seu país.






Frida Khalo

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón de seu nome, conhecida pelos seus auto-retratos, foi celebrada no México, seu país, como emblemática da tradição indígena nacional e pelo feminismo da sua representação intransigente da experiência feminina e da forma.

Kahlo sofreu de graves problemas de saúde ao longo da vida, muitos dos quais resultantes de um acidente na sua adolescência. Estas questões estão reflectidas  nas suas pinturas. Mais de metade, são auto-retratos de um tipo ou outro. 





Frida self-portrait with-necklace
credits: Frida Khalo Foundation

"A única pintora no mundo que ganhou prestígio fazendo auto-retratos. Todos conhecem sua obra através de suas feições.” 

Kahlo escreveu: "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor." 






Frida Khalo | Auto-retrato

Amante da tradição cultural mexicana e ameríndia constante na sua obra, esta artista autodidacta, tantas vezes identificada como Arte Nativa (Native Art) ou Folk Art, descreveu o seu drama pessoal de forma muito crítica, através da figuração da dor, da paixão, das vivências, e da cor que introduziu de forma vibrante, perturbadora, por vezes, nos seus quadros.

In 1953, quando Frida Kahlo apresentou a sua primeira exposição individual no México (a única em vida), um crítico local escreveu:

"Impossível separar a vida e obra desta mulher extraordinária. A sua pintura é sua própria biografia."





Frida Khalo 
A Coluna Partida, 1944

Os seus quadros têm o fantástico, que muitos procuram ver ligado ao Surrealismo. Em 1938 André Breton qualificou a sua obra de surrealista num ensaio que escreveu para a exposição de Kahlo na galeria Julien Levy em Nova Iorque.

Mas enquanto os surrealistas pintavam o subconsciente, o escondido, o sonho, o irreal, Frida pintava as emoções da sua vida.





Frida Khalo
retrato, 1932
Guillermo Khalo
 
"Pensaram que eu era Surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade."

Frida Khalo

Há uns anos (2002) vi o filme Frida, realizado por Julie Taymor, uma biografia da artista que canalizou a dor de uma lesão incapacitante, o seu casamento tempestuoso que se projecta na sua obra.

Fiquei impressionada com Salma Hayek. Uma interpretação fabulosa. 






Frida 
Salma Hayek
Julie Taymor (2002)

Aconselho vivamente. Pelo argumento, fotografia, interpretação, riqueza pictórica, banda sonora. Poderá desvendar um pouco no trailer, se não viu ou lhe apetecer rever.



No centenário do seu nascimento (2006) foi criado um sítio web lindíssimo que não deve deixar de visitar aqui (versão bilingue, espanhol-inglês). 



Nesta noite fresca de Julho - ninguém diria que é verão - o tempo não convida a um passeio lá fora. Fim-de-semana. Para uns, o cinema ou a leitura. Para outros a actualização dos blogues ou a navegação na Internet.




Faces of Frida

Por falar na Internetnão deixe de aceder à exposição virtual Faces of Frida patente no Google Arts & Culture.







Frida Khalo
I paint my Reality
Christina Burrus,2008




Depois de uma ida ao cinema, em final de tarde, e da passagem obrigatória de sábado pela livraria, vim para casa. Revisitei Frida no Google Arts - tanto para admirar! 

E mais tarde, sentei-me por aqui, a partilhar um pouco da vida e obra de Frida, numa visão quase intimista. 





Miosótis (pseudónimo)

07.07.2012
Copyright ©2012-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®