Sunday, November 29, 2020

A propósito de René Magritte : Ode a minha mãe no céu azul-claro

 




The Palace of Curtains III
René Magritte, 1928-1929

"In this work Magritte presents the equivalent visual and verbal signs for the concept ciel (French for "sky") in two identically shaped panels."

MoMA

Céu! O conceito visual ciel de Magritte preencheu o domingo de confinamento. Obrigatório.

A manhã comecou linda. Luminosa. Céu limpo, num tom azul-claro próprio do Outono, quase Inverno. Mas, azul! 

E foi esse céu azul, enquanto não se esbateu em nuvens cinza-claro que deu vida a este entre paredes. 

Lá alto, por entre esses tons pastel, busquei como que o afago do sorriso de minha mãe. E daqueles olhos seus, azul-claro.

Dia do seu aniversário. Veio mais viva a lembrança de seu sorriso doce. A falta de seu olhar azul-claro, poisado no meu rosto. Quanta ternura acolhedora!

Silêncios marejados de lágrimas de saudade. Fugi deste encerramento entre paredes, buscando seu rosto. No azul-claro do céu.

E o céu azul-claro, enquanto não varrido pelas nuvens cinza-claro, - tudo em tons pastel, tal como Magritte pintou- trasmitiu-me paz.

(...)

Small clouds are sailing,
Blue sky prevailing;
The rain is over and gone!

Maya Angelou, Written in March

Miosótis (pseudónimo, dedicado a minha mãe)

29.11.2020
Copyright ©2020-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 

Tuesday, November 03, 2020

Até sempre, Sir Sean Connery !





Sir Sean Connery [1930-2020]
créditos: REUTERS
via BBC

"I was heartbroken to learn this morning of the passing of Sir Sean Connery. Our nation today mourns one of her best loved sons."

 Nicola Sturgeon,  Primeira-Ministra da Escócia, 
na sua conta Twitter

Morreu Sean Connery.actor escocês, que se notabilizou no papel de James Bond, morreu nesta madrugada de sábado, nas Bahamas. Tinha feito 90 anos, no dia 25 Agosto passado.





Sean Connery

 Sean Connery: Bond/ Never Say Never Again

credits: Sheila Penn/Sygma via Getty Images


Sean Connery foi o primeiro e carismático actor a dar vida a 007-James Bond no cinema. Protagonizou o papel de espião britânico, em sete filmes. Todos com sucesso. Tornando-se, assim, uma referência para todos os actores que se lhe seguiram.

Não era o meu tipo de filme, mas a partir do último filme em que reapareceu, suponho que Never Say Never Again (1983), fui vendo alguns. Até chegar à 'era' de Daniel Craig.

A carreira de actor ficou marcada por vários outros papéis. E uma longa carreira cinrmatográfica. Foi galardoado com um Oscar, dois Bafta e três Golden Globes

Foi, por exemplo, pai de Indiana Jones, ou melhor, Professor Henry "Indiana" Jones, Jr., em Indiana Jones The Last Cruzade (1989). 






A sua enorme filmografia não caberia nesta postagem. Nem é esta, a minha intenção. Apenas prestar uma singela homenagem a este senhor do cinema, e relembrar dois ou três filmes que me marcaram.

Sean Connery no filme de espionagem The Russia House (1990) com Michelle Pfeiffer. Baeado no livro homónimo de John Le Carré. A Casa da Rússia, um clássico da literatura de espionagem sobre as relações entre a Grã-Bretanha e a Rússia nos tempos da Cortina de Ferro. 

Há um momento do filme em que o serviço secreto britânico localiza Blair (Sean Connery) em Lisboa:






Outros dois ilmes de Sir Sean Connery que gostei mesmo. O Nome da Rosa, 1986, baseado no livro com o mesmo título O Nome da Rosa de  Umberto Eco. Um dos meus escritores favoritos. Lera o livro e fiquei curiosa de ver a adaptação ao cinema.




The Name of The Rose
Jean-Jacques Annaud, 1986

Num mosteiro franciscano em Itália, paira a suspeita de que os monges estejam a cometer heresias. Frei Guilherme de Baskerville (Sean Conneryé, então, enviado para investigar o caso, mas tem sua missão interrompida por excêntricos assassinatos. O enredo passa-se no século XIV, com referências históricas e filosóficas, já que Eco era historiador e professor na Universidade de Bologna.

Vale muito a pena ler o livro. Excelente para quem gosta de História desta época.




Finding Forrester
Gus Van Sant, 2000

E Finding Forrester ( 2000) que adorei! Uma história linda acerca da amizade entre um escritor talentoso, mas pouco conhecido, William Forrester (Sean Connery), e um estudante negro, Jamal Wallace (Rob Brown), selecionado para entrar n área basketball, numa conceituada universidade americana. 

Vencedor de um Prémio Pulitzer, Forrester cruza-se com Jamalapercebe-se do talento especial do jovem para escrever. Procura incentivá-lo a seguir esse caminho ensinando-o na técnica da escrita. Termina recebendo, também, algumas lições de vida.



Finding Forrester
Gus Van Sant, 2000

Uma soberba interpretação de Sean Connery no protagonista William Forrester em Descobrir Forrester (título em português). 

"Even late in his acting career, Connery found roles that let his talent shine through. In 2000's "Finding Forrester," 

Até sempre, Sir Sean Connery! 

Miosótis (pseudónimo) 

31.10.2020
Copyright ©2020-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®