Wednesday, February 03, 2016

Norman Rockwell 1894-1978






Auto-retrato Norman Rockwell, 1953

"I'll never have enough time to paint all the pictures I'd like to."
Norman Rockwell

Norman Rockwell nasceu a 3 de Fevereiro de 1894. Trabalhou no The Saturday Evening Post ao longo de mais de 40 anos.É dos mais célebres ilustradores norte-americanos do séc. XX. Ficou conhecido pela visão quase sempre optimista do quotidiano da América.




Saying Grace, 1951




The runaway, 1958



The Prom Dress, 1949




Football Hero, 1955




After the Prom, 1957


No entanto, Rockwell empenhou-se em causas sociais, tais como liberdade de expressão, e direitos civis. Rockwell representou a cultura norte-americana por quase todo o século XX.




Freedom of Speach, 1943




The Problem We All Live With,1964



Breakfast Table Political Argument, 1948
A fotografia era um ponto de partida para a sua imaginação. Pertence-lhe a arte de todas as cenas retratadas. Rockwell esboçava a foto, dirigia os actores, coordenava o cenário. O fotógrafo apenas fazia a foto. 

Se isso não basta como argumento para provar um talento extraordinário e não uma deficiência, lembremos grandes pintores que usaram a fotografia para chegar às sua obrasliares: Edgar Degas, Thomas Eakins ou Edvard Munch, por exemplo.



Rockwell at The Saturday Evening Post

O "Ilustrador mais amado da América". No entanto, Norman Rockwell foi desprezado por uma geração de críticos que o consideraram 'inimigo da arte'.

Em vida, Rockwell criou o seu próprio museu Norman Rockwell Museum.




Actualmente a sua arte é bem reconhecida e valorizada. Segundo Elisabeth Goldberg, " Norman Rockwell é para a pintura americana o que Wharhol é para arte contemporânea."

Vale a pena visitar a galeria dedicada a Norman Rockwell em Google Culture Institute.


Independentemente do que se possa julgar da arte dos outros, cada um sente a arte que vê com a sua própria sensibilidade. A arte não deve ser julgada mas sentida. Eu gosto do que Norman Rockwell criou.




Triple Self-Portrait, 1960

"Some people have been kind enough to call me a fine artist. I've always called myself an illustrator. I'm not sure what the difference is. All I know is that whatever type of work I do, I try to give it my very best. Art has been my life."

Norman Rockwell

Miosótis (pseudónimo)

fragmentos da noite com flores

03. 02.2016
Copyright ©2016-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®


2 comments:

Mar Arável said...

Boa partilha

Lune Fragmentos da noite com flores said...

Obrigada 'Mar Arável'pela atenta visita.

Boa semana!