Auto-retrato Norman Rockwell, 1953
"I'll never have enough time to paint all the pictures I'd like to."
Norman Rockwell
Norman Rockwell nasceu a 3 de Fevereiro de 1894. Trabalhou no The Saturday Evening Post ao longo de mais de 40 anos.É dos mais célebres ilustradores norte-americanos do séc. XX. Ficou conhecido pela visão quase sempre optimista do quotidiano da América.
Saying Grace
Norman Rockwell, 1951
The runaway
Norman Rockwell, 1958
The Prom Dress
Norman Rockwell, 1949
Football Hero
Norman Rockwell, 1955
After the Prom
Norman Rockwell, 1957
"Without thinking too much about it in specific terms, I was showing the America I knew and observed to others who might not have noticed."
Norman Rockwell
Rockwell empenhou-se em causas sociais, tais como liberdade de expressão, e direitos civis. São conhecidas as séries civil rights e social series.
Rockwell representa a cultura norte-americana por quase todo o século XX.
Freedom of Speach
Norman Rockwell, 1943
The Problem We All Live With
Norman Rockwell,1964
Breakfast Table Political Argument
Norman Rockwell, 1948
A fotografia era um ponto de partida para a sua imaginação. Pertence-lhe a arte de todas as cenas retratadas. Rockwell esboçava a foto, dirigia os actores, coordenava o cenário. O fotógrafo apenas fazia a foto.
Se isso não basta como argumento para provar o talento extraordinário e não uma deficiência, lembremos grandes pintores que usaram a fotografia para chegar às sua obras basliares: Edgar Degas, Thomas Eakins ou Edvard Munch, por exemplo.
Rockwell at The Saturday Evening Post
O "Ilustrador mais amado da América". No entanto, Norman Rockwell foi desprezado por uma geração de críticos que o consideraram 'inimigo da arte'.
Actualmente a sua arte é bem reconhecida e valorizada. Segundo Elisabeth Goldberg:
"Norman Rockwell é para a pintura americana o que Wharhol é para arte contemporânea."
Vale a pena visitar a galeria dedicada a Norman Rockwell em Google Culture Institute.
Independentemente do que se possa julgar da arte dos outros, cada um sente a arte que vê com a sua própria sensibilidade. A arte não deve ser julgada mas sentida. Eu gosto muito da arte que Norman Rockwell criou.
Independentemente do que se possa julgar da arte dos outros, cada um sente a arte que vê com a sua própria sensibilidade. A arte não deve ser julgada mas sentida. Eu gosto muito da arte que Norman Rockwell criou.
Triple Self-Portrait, 1960
"Some people have been kind enough to call me a fine artist. I've always called myself an illustrator. I'm not sure what the difference is. All I know is that whatever type of work I do, I try to give it my very best. Art has been my life."
Norman Rockwell
Miosótis (pseudónimo)
fragmentos da noite com flores
03. 02.2016
Copyright ©2016-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®
1 comment:
Obrigada 'Mar Arável'pela atenta visita.
Boa semana!
Post a Comment