Saturday, May 23, 2020

Tarde de sábado : Hidden Figures, um filme a rever !





Hidden Figures
Theodore Melfi, 2016

Elementos Secretos, tradução de Hidden Figures (2016), o filme que preencheu parte da minha tarde de sábado. O dia estava ventoso, mas o sol mantinha-se desde manhã. Não aquele dia de calor anunciado. Aventurei-me. E sentei na varanda para fruir deste dom precioso. O sol!

Ao voltar à sala, passava na televisão um filme que já vira, mas que me marcou. 
De imediato me rendi ao conforto do sofá. Um filme que permaneceu na minha memória cinematográfica. Pela força dos factos, pela excelência das interpretações.

Hidden Figurestraduzido como Elementos Secretos, é baseado em factos verídicos, como foi amplamente divulgado na altura. A NASA dedica-lhe várias referências nos seu site oficial.




Hidden Figures
Theodore Melfi, 2016

Elementos Secretos conta a incrível história de três mulheres cientistas, afro-americanas que trabalharam na NASAKatherin JohnsonMary JacksonDorothy VaughanKatherin Johnson morreu este ano.

Estas três mulheres, engenheiras, hábeis matemáticas, estiveram na génese do lançamento do astronauta John Glenn para a órbita, um incrível feito que restaurou a confiança da nação, e agitou a corrida espacial.






Elementos Secretos é um filme que deve ser visto, pelos factos verídicos narrados, e pela diversidade do elenco. É um filme sem grandes rasgos, mas de grande importância histórica.

Interessante sim, pelo lado informativo da história da NASA, numa época em que os direitos dos negros não eram ainda reconhecidos integralmente. Muito menos o direito de igualdade de mulheres afro-americanas, licenciadas. E vale claramente pela excelente interpretação das três actrizes que personficaram as três cientistas ao serviço da NASA.

O filme merceu a nomeação para Melhor Filme nos Oscars 2017, nos Bafta e nos Golden Globes 2017. Venceu na mesma categoria nos Prémios do Sindicato de Actores de Hollywood.






Hidden Figures
Theodore Melfi, 2016

As actrizes Taraji P. HensonOctavia Spencer e Janelle Monae levaram para casa o Prémio pelo "desempenho excepcional de elenco num filme" atribuído  no Screen Actors Guild Awards. Um troféu equivalente ao Oscar de Melhor Filme. Merecido.




Hidden Figures
Theodore Melfi, 2016

Elas enchem o ecrã. De tal modo que actores como Kirsten DunstKevin Costner quase se eclipsaram.


Uma tarde de sábado de cinema em casa, com aromas de Verão.

Miosótis (pseudónimo)

23.05.2020
Copyright ©2020-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com


No comments: