Martha Graham Dance Company
foto: Darmer|WireImage.com
Isadora Duncan
Dia lindo, hoje! Dia Internacional da Dança! Não poderia deixar de escrever, já que a dança é uma das vertentes da Arte que mais me emociona.
Não escrevo muito por aqui! Não vou dizer que nada mais sinto para escrever... sinto, sinto! Mas nem sempre tenho vontade de escrever. Nem sempre!
Como se uma mão poisasse em meus lábios um secreto gesto de silêncio. E, no entanto, como a alma me grita lá no fundo! Fala! Escreve! Mas, nem sempre me atrevo...
Hoje o impulso de escrever! Dia Mundial da Dança! Data criada pela UNESCO (1982) que celebra assim Jean-Georges Noverre. Jean-Georges Noverre foi um dos grandes nomes da dança. Bailarino francês, nascido a 29 Abril 1729 é considerado o precursor do "ballet d'action" que Isadora Duncan, Martha Graham ou Pina Bausch exprimem tão bem!
A mensagem deste "Dia Mundial da Música 2012" foi entregue ao bailarino origem marroquino-belga Sidi Larbi Cherkaoui. A mensagem poderá ser lida aqui
Martha Graham Dance Company
"A dança é o sonho profundo A libertação através do movimento estaziante, quase volatilizado no espaço e na música."
Miosótis ©2007
Dança. Assim me expus quando comecei a escrever neste blogue (2005). E de imediato mostrei que não é o bailado clássico que me prende a alma. Admiro-o profundamente! Emoções? Sim, as emoções fogem-me para a dança contemporânea. Nela, minha alma se passeia.
Pina Bausch Tanztheatre
Por um momento, as suas mãos ali pousaram,
Como aves no ninho.
Depois abriram-se, e voaram.
Saberão o caminho?
Fernando Pessoa, Voo
É assim que eu sinto a dança contemporânea, como um voo intimista quase secreto, não fora escrever aqui. O meu profundo apego.
E assim em 2007 escrevi sobre Pina Bausch, talvez a bailarina coreógrafa que mais me impressionou (no sentido de mexer com a minha interioridade).
Talvez como ela própria afirma por dar "atenção aos sentimentos, desejos e dores" de modo a tocar o público e "não ser apenas algo de belo e de bom."
Wim Wenders dedicou-lhe um comentário 3D (2011) Pina que é um verdadeiro poema visual de amor à arte da dança.
"Music and silence combine strongly because music is done with silence, and silence is full of music."
Marcel Marceau
Talvez por isso o silêncio se apodere de mim...
Miosótis (pseudónimo)
fragmentos em final de tarde
29.04.2012
Copyright ©2012-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®