Maria Teresa Horta
créditos: Autor não identificado
via Google Images Archive
Maria Teresa Horta, jornalista, escritora, e poeta faz parte da BBC 100 Women 2024
"Writer and journalist Maria Teresa Horta is one of Portugal’s most prominent feminists and author of many award-winning books, but she is perhaps best known as co-author of the internationally acclaimed Novas Cartas Portuguesas (New Portuguese Letters), written with Maria Isabel Barreno and Maria Velho da Costa."
BBC 100 Women 2024
Women 100 2024
créditos: BBC
"The BBC has revealed its list of 100 inspiring and influential women from around the world for 2024."
Entre elas estão estão a astronauta Sunita Williams, a sobrevivente de violaçóes Gisèle Pelicot, a actriz Sharon Stone, as atletas olímpicas Rebeca Andrade e Allyson Felix, a cantora Raye, a vencedora do Prémio Nobel da Paz Nadia Murad, a artista visual Tracey Emin, a activista climática Adenike Oladosu e a escritora Cristina Rivera Garza.
Novas Cartas Portuguesas, 1ª edição
Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa
Estúdios Cor, 1972
A escritora e jornalista portuguesa Maria Teresa Horta é descrita como "uma das feministas mais proeminentes de Portugal e autora de muitos livros premiados" destacando as "Novas Cartas Portuguesas", escrito em coautoria com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa.
Foi editado, em Abril de 1972, pela Estúdios Cor, dirigida por Natália Correia.
"A Natália foi sempre de uma coragem espantosa. No tribunal, ela foi a primeira a ser ouvida e disse logo:
“Se alguém tem de ir preso sou eu, porque os senhores não podem proibir ninguém de escrever, podem proibir de publicar. E a responsável de o livro estar cá fora sou eu”.
Apreendido em Junho, a censura 'catalogou' a obra como 'imoral' (?) e o livro foi proibido e retirado das livrarias. As autoras e o editor, Romeu de Melo, foram incriminados e levados a tribunal. O caso só terminou com a revolução de 25 de Abril de 1974. Nessa altura, já era um best-seller no país e no estrangeiro.
As 3 Marias
créditos: Museu do Aljube
O impacto internacional divulgado em França pela escritora Simone de Beauvoir chamou-me de imediato à atenção, até pela divulgação do processo de que as "Três Marias" - assim vulgarmente denominadas, devido ao processo de que foram alvo.
Novas Cartas Portuguesas, 2a edição, 1974
Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horts e Maria Velho da Costa
Futura
https://www.livraria-trindade.pt/
Li o livro, edição 1974. Guardo-o religiosamente, entre vários outros.
Não lembro onde comprei esta edição. Sei que li o livro com avidez, mas saboreando cada palavra. Era uma nova era da escrita a três, sem sabermos quem escrevera o quê, dado o compromisso, assumido pelas autoras, de nunca revelarem a autoria individual dos vários textos.
Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa
via RTP Ensina
A obra "As Novas Cartas Portuguesas" e as suas autoras foram alvo de defesa pública internacional de várias e conceituadas personalidades. Marguerite Duras, Doris Lessing, Iris Murdoch e Delphine Seyrig.
O livro Novas Cartas Portuguesas adquiriu uma enorme carga simbólica. Jamais pensaram as autoras que o seu livro provocaria tantas manifestações, mesmo a nível internacional.
Infelizmente duas das escritoras já nos deixaram, Maria Isabel Barreno [1939-2016], e Maria Velho da Costa [1938-2020]. Só Maria Teresa Horta continua activa a escrever.
Maria Teresa Horta
crédito: Autor não identificado
via Google Images Archive
Posso sentir-me perto de Maria Teresa Horta, como 'amiga'. Nunca a conheci pessoalmente com pena minha. Leio muitos dos seus últimos poemas. Agora mais escassos.
Tem Livros belíssimos! Mais de 30. Vários premiados. De alguns, lêem-se por aqui vários excertos.
Mas o que mais admiro é a sua poesia. Alguns poemas e curtas passagens de poemas de Maria Teresa Horta deixei também por aqui...
"Eu sou a minha poesia. Eu não faço nada para que a poesia não seja eu."
Maria Teresa Horta
Miosótis (pseudónimo)
fragmentos da noite com flores
11.12.2024
Copyright ©2024-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®