Sabem os meus leitores que escrever sobre Outubro Rosaé quase como uma promessa. Sim, um pouco tardio eu sei, este ano, mas não há tempo finito infinito para dedicar alguns pensamentos, ideias ou factos sobre Outubro Rosa.
Um filme, um documentário, dados da ciência e um alerta às mulheres e aos homens
credits: FreePik
Vem dese Outubro 2008o meu empenhamento neste esapaço sobreOutubro Rosa. Uma causa que me move na vida real desde sempre, e que se reflecte na minha intimidade familiar.
Alargo este Outubro Rosa dedicado an cancro da mama nos homens. Começa a ter algum impacto na vida de alguns homens.
Outubro Rosa é o mês de luta e prevenção contra o cancro da mama, mulheres e homens. Uma campanha mundial anual, organizada pelas maiores associações de luta contra o cancro da mama e que teve como precursora Estée Lauder ao lançar a campanha Pink Ribbon.
Em todo o mundo, decorrem ao longo do mês, acções de apoio a tão nobre causa! Pessoas, marcas, cidades juntam-se tornando Rosa, este Outubro.
Em Portugal, oDia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, tem lugar a 30 de Outubro. Foi criado na sequência de uma Petição subscrita e entregue na Assembleia da República.
Visite o website e aí encontrará toda a informação necessária à prevenção precoce. Não se descuide!
Freqüentemente, concentramos tanta atenção no rosa e nas mulheres que esquecemos que todas as pessoas, homens e mulheres nascem com tecido mamário, tornando todos os indivíduos susceptíveis à doença.
Na verdade, os resultados do estudo relatados no JAMA Oncology mostram que os homens têm taxas de mortalidade mais elevadas do que as mulheres em todos os estágios do cancro da mama. Desconhecia.
@malefitness
O estudo mostrou que a taxa de sobrevivência global de cinco anos após o diagnóstico de cancro da mama foi de 77,6% para os homens e 86,4% para as mulheres.
Dito isto, o cancro da mama nos homens é raro, mas acontece. De acordo com a American Cancer Society, menos de 1% de todos os cancros da mama ocorrem em homens.
E como publiquei um filme sobre o cancro da mama nas mulheres Já Sinto a tua Falta (2016), um drama que poderia ser bem verídico, decidi procurar se havertia algo semelhante, tendo como personagem um homem.
Encontrei então Breast Cancer Boy (2014). Suponho que não passou nas salas de cinema, nem o vi no pequeno ecrã. Talvez agora presente em alguma plataforma streaming? Não faço a mínima ideia! Mas seria bom, para alertar atempadamente os homens.
"PINK & BLUE takes a profound look into the BRCA world examining what it is and how this genetic mutation puts both women and men at a higher risk for potentially developing numerous cancers."
Um anjo vem todas as noites: senta-se ao pé de mim, e passa sobre meu coração a asa mansa, como se fosse meu melhor amigo. Esse fantasma que chega e me abraça (asas cobrindo a ferida do flanco) (...)