Pina Bausch Tanztheater
É tempo de paragem! De outras paisagens, que se desdobram em íntimos passeios, já que o verão, este ano, não traz em si aquelas brisas de final de tarde com cheiro a calor, nem o mar nos estende seus aromas de maresia. O oceano não aquece com este sol sem brilho nem resplendor.
Mas é tempo de aspirar o tempo que nos oferece o universo. E de observar...
Não és o corpo, não és os sentimentos e não és os pensamentos.
És a consciência silenciosa que observa tudo isso.
És a consciência silenciosa que observa tudo isso.
Aruna
Tempo de deixar fluir o pensamento sem véus nem filtros. Apenas fluir como quem olha as águas de um rio que deslizam entre as margens sem pressa nem cuidados.
Nessa afluência, o tempo trouxe a lembrança da noite de 5 Agosto. Cumprem-se 50 anos sobre a morte de Marilyn Monroe, essa mulher frágil que partiu na fria solidão, apesar de desejada por tantos.
Marilyn Monroe
foto: Sam Shaw
Este é o ano de muitas celebrações. Livros, filmes, artigos. Talvez a mais bela homenagem tenha sido a do Festival de Cannes 2012 ao apresentar Marilyn como égide do cartaz, no gesto simbólico de um sopro em forma de beijo. Gracioso.
Também o filme My week with Marilyn que vi no outono passado foi uma descoberta interessante. Baseado numa história verídica que decorreu durante as filmagens do célebre O Príncipe e a Corista que a RTP2 vai passar esta noite.
Cartaz Festival de Cannes 2012
Com o tempo de volta, descobri o sítio web oficial de homenagem a Marilyn Monroe. Homenagem de admiradores.
Marilyn, "uma referência eterna e decididamente contemporânea da graça, do mistério e da sedução."
A história de vida de Marilyn continua a fascinar
muitas pessoas em todo o mundo. E assim, em 2010, foi editado um livro contendo escritos seus originais.
Fragments, poems intimate notes & poems
Marylin Monroe
Farrar, Straus and Giroux (2010)
Fragments reúne uma colecção de manuscritos inéditos e fotos de Marilyn Monroe, guardados durante 48 anos pela viúva do director Lee Strasberg, seu professor de artes cénicas. O tempo de novo.
"Beyond the headlines - and the too-familiar stories of heartbreak and desolation -was a woman far more curious, searching, witty, and hopeful than the one the world got to know." A ler aqui
Mas, esta intromissão na vida privada, me coloca uma questão ética. Até que ponto há o direito moral de publicar escritos intimistas, se não autorizados (por vontade da própria reconhecida), após a morte de um ser humano?
É a esse ser humano que se escondia por trás da actriz que deixo este tributo.
"It is often just enough to be with someone. I don't need to touch them. Not even talk. A feeling passes between you both. You're not alone."
Marilyn Monroe
Voltarei depois de um tempo de silêncios. Outras paisagens. Serenidade. Leituras.
Miosótis (pseudónimo)
fragmentos da noite com flores
04.07.2012
Copyright ©2012-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®