Monday, August 15, 2022

Tributo singelo : Olivia Newton-John, a linda Sandy !







Olivia Newton-John [1948-2022]
credits: Lichfield/Getty Images
via The Guardian

Morreu na passada semana, 8 Agosto, Olivia Newton-John. Cantora, compositora premiada diversas vezes e actriz, celebrizada no filme Grease, com John Travolta, seu eterno amigo. Sofria há alguns anos de doença cancerígena contra a qual lutou com garra e sempre, mas sempre, com um lindo sorriso. 

"A Olivia foi um símbolo de triunfos e esperança por mais de 30 anos, partilhando a sua batalha contra o cancro da mama. A sua inspiração e experiência pioneira com plantas medicinais continuará com o Fundo dedicado à unvestigação de plantas medicinais e do cancro. 




Olivia Newton-John Fund

"My dream is that we realize a world beyond cancer. I honestly believe we can do it."

Dame Olivia Newton-John

Durante quase trinta anos dedicou-se à luta contra o cancro. Desde que lhe foi diagnosticada a doença. Criou assim Olivia Newton-John Fondation com o mesmo objectivo. O seu representente, supõe-se o marido, pediu aos fãs que, em lugae de comprarem flores, fizessem doações para a sua Fundação. 



Olivia Newton-John
credits: Paul Plaza/AFP/Getty Images
via The Guardian

Conhecia pouco a sua carreira como cantora. Embora com 11 Prémios e 20 Nomeações. Apenas me lembrava de Olivia Newton-John no filme Grease que apenas vi em canais de televisão. Lembro a canção Hopeless devoted to you do filme. E nos anos 80, o tema Physical.




Guess mine is not the first heart broken
My eyes are not the first to cry
I'm not the first to know
There's just no getting over you
(...)

Hopeless devoted to you

Olivia Newton-John nasceu em Cambridge, no Reino Unido. Mais tarde a família Newton-John mudou-se para Melbourne, Austrália. Seu pai foi professor na Universidade de Melbourne. E seu avô um Nobel da Física (1954).


 

Olivia Newton-John & John Travolta
Grease, 1978
credits: Ronald Grant Archive
via The Guardian

Grease foi o sucesso da época, como comédia romântico-musical. Realizado por Randal Kleiser (1978) com Olivia Newton-John e John Travolta, seu eterno amigo, par que fez muito sucesso na época, sobretudo nas gerações jovens.





Sandy & Danny
Grease
Olivia Newton-John & John Travolta
Randal Kleiser, 1978


Adaptado do musical da Broadway “Grease”, o filme foi um dos maiores sucessos de bilheteira dos anos 70. Sedimentou o estatuto de estrela de John Travolta, que protagonizara Saturday Night Fever no ano anterior, e elevou ao estrelato cinematográfico Olivia Newton-John, como a eterna Sandy.




Star of Olivia Newton-John on the Hollywood Walk of Fame
créditos: Robyn Beck/ AFP/ Getty Images

Teve a sua estrela no Hollywood Walk of Fame. Dei-me conta que teve ainda uma larga carreira cinematógráfica. No entanto, Grease foi seu catapultar para o successo.

Prosseguiu também com sua carreira de cantora e compositora. Em 2020, foi nomeada pela rainha Isabel II Dame Commander of the Order of the British Empire (DBE) pelo seu envolvimento na luta contra o cancro e contribuição para as artes.

O canal IMDb dedica-lhe a Retrospective Olivia Newton-John 1949-2022. Video a ver aqui




Olivia Newton-John & John Travolta
Red Carpet do 40 aniversário do filme Grease
Beverly Hills, California
créditos: Mark Ralston/ AFP/ Getty Images

Amigos pela vida fora, John Travolta deixou uma sensível mensagem mal soube da morte da actriz:

“Minha querida Olivia, tornaste a vida de todos nós muito melhor. O teu impacto foi incrível. Amo-te muito. Vemo-nos no fim da estrada e voltaremos a estar outra vez juntos. 

Teu desde o primeiro momento em que te vi e para sempre! 

Do teu Danny, do teu Johyn!”





Olivia Newton-John
créditos: Mario Ruiz/ EPA

O que mais admiro? A sua coragem para enfrentar a doença, seu sorriso sempre doce, e sua enorme e empenhada luta para encontrar a cura para a doença que martiriza tanta humanidade.  

"I believe and I dream that we will see an end to cancer in my lifetime."

Olivia Newton-John

Miosótis ( pseudónimo)

15.08.2022
 Copyright ©2022-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 

No comments: