Tuesday, March 08, 2011

Jill Clayburgh no Dia Internacional da Mulher






Jill Clayburgh

A actriz norte-americana Jill Clayburgh morreu em 5 Novembro 2010, depois de uma  luta contra a leucemia que durou anos. Tinha 66 anos.

Jill Clayburgh começou a carreira nos anos 60 na Broadway, mas foi no cinema que se destacou, dando vida a mulheres fortes e independentes.

Em 1978, recebeu o prémio de interpretação feminina no 'Festival de Cannes' pelo filme An Unmarried Woman.





Nesse ano, o mesmo filme valeu-lhe também uma nomeação para o 'Óscar de Melhor Actriz'.

Em 1979 voltou a ser nomeada para o 'Óscar de Melhor Actriz' pela interpretação em Starting Over, em que contracena com Burt Reynolds e Candice Bergen.

Contracenou com Donald Sutherland na série televisiva 'Dirty Sexy Money' (USA 2010)





Jill Clayburgh participou em mais de 70 películas. Via-a há duas semanas no seu último filme! Love and Other Drugs, ao lado de Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway que se encontra agora em exibição nas salas de cinema.

O filme passa já depois da sua morte. A sua personagem é fugaz, mas conserva o carisma que sempre lhe conhecemos. Notava-se, no entanto, que algo estaria perto...








Este é o meu tributo no Dia Internacional da Mulher 2011. A Jill Clayburgh, pela coragem de lutar 22 anos contra a leucemia que a devorou, pelo perseverança de continuar a dar-nos impressionantes personagens, até final, pela doçura do olhar, pela partilha de emoções.



Miosótis (pseudónimo)


fragmentos da noite com flores

08.03.2011
Copyright ©2011-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®




No comments: