Jill Clayburgh [1944-2010]
A actriz norte-americana Jill Clayburgh morreu em 5 Novembro 2010, depois de uma luta contra a leucemia que durou anos. Tinha 66 anos.
Jill Clayburgh começou a carreira nos anos 60, na Broadway, mas foi no cinema que se destacou, dando vida a mulheres fortes e independentes.
Em 1978, recebeu o Prémio Melhor Actriz no Festival de Cannes, pela sua interpretação no filme An Unmarried Woman de Paul Mazursky.
Nesse ano, o mesmo filme valeu-lhe também uma nomeação para o Oscar de Melhor Actriz.
Em 1979 voltou a ser nomeada para o Oscar de Melhor Actriz pela interpretação em Starting Over, em que contracena com Burt Reynolds e Candice Bergen.
Contracenou com Donald Sutherland na série televisiva 'Dirty Sexy Money' (USA 2010)
Jill Clayburgh participou em mais de 70 filmes. Não foi supresa para ninguém quando em 1999, Entertainment Weekly nomeou Jill Clayburgh na sua lista Hollywood's 25 Greatest Actresses.
Durante décadas, entregou-se a fantásticas interpretações, numa variedade de papéis/ personagens incríveis.
Via-a há duas semanas no seu último filme! Love and Other Drugs, ao lado de Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway. O filme está agora em exibição nas salas de cinema.
Passa já após a sua morte. A sua personagem é fugaz. Mas conserva o carisma que sempre lhe conhecemos. Notava-se, no entanto, que algo estaria perto...
Passa já após a sua morte. A sua personagem é fugaz. Mas conserva o carisma que sempre lhe conhecemos. Notava-se, no entanto, que algo estaria perto...
Aqui um testemunho dos actores que contracenaram com Jill no filme, não sabendo eles que se encontrava muito doente.
Este é o meu tributo no Dia Internacional da Mulher, 2011. A Jill Clayburgh!
A Jill Clayburgh, pela coragem de lutar 22 anos contra a leucemia que a devorou, pelo perseverança de continuar a dar-nos impressionantes personagens, até final, pela doçura do olhar, pela partilha de emoções.
Miosótis (pseudónimo)
fragmentos da noite com flores
08.03.2011
Copyright ©2011-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®
No comments:
Post a Comment