Carnevale di Venezia, data de 1162, no ano em que os Venezianos dançaram na Piazza San Marco para celebrar a vitória de Republic of Venice contra o Patriarch of Aquileia.
Actualmente, deu lugar a uma semana de festividades, celebrando Mardi-Gras oriundo da Louisianne (US), que transforma por completo a cidade. e se prolongaaté ao início da Quaresma.
O Italian Festival tronou-se pois, um dos mais famosos da Europa, devido às suas belas máscaras 'venezianas'.
credits: Marco Bertorelli/ AFP 2021
Este ano, vimos a famosa praça deserta. Mas, apesar das ausência de turistas, a edição deste ano do Carnaval de Veneza foi mantida. Foi possível admirar, em visita virtual, artesãos venezianos desfilar os seus belos trajes e máscaras pelas ruas vazias.
credits: Marco Bertorelli/ AFP 2021
credits: Marco Bertorelli/ AFP 2021
Veneza é talvez a cidade europeia que melhor alia a tradição das máscaras
Nesses ritos mistos de teatro e carnaval, vimod as
“It was time to go, with the pandemic, because they had plague and cholera in the past and it reminds Death in Venice, (filme inesquecível de Luchino Visconti), confessou um veneziano.
Apenas, em ambiente sombrio, devido à pandemia que fustiga a Europa, os artesãos passearam fatos e máscaras, ignorando a chuva e o nevoeiro, o que deu um ar ainda mais triste aos rostos que se escondiam por trás de suas belas criações, bem ao estilo medieval e do settecento veneziano.
Miosótis (pseudónimo)
27.02.2006
actualizado 16.02.2021