Campagne contre le cancer du sein
vi Marie Claire Magazine
Outubro é o mês associado, desde a década de 90, à luta contra o cancro da mama, sendo por isso denominado Outubro Rosa.
Vem de Outubro 2008 o meu empenhamento na causa Outubro Rosa. Uma causa que me move na vida real desde sempre e que se reflecte neste blog.
A campanha oferece sessões de despitagem gratuitas, bem como informação e apoio para todos os afectados pelo cancro da mama. Todos os anos, a despistagem precoce permite salvar milhares de vidas.
Espera-se que em 2025 mais de 60% do cancro da mama (mulheres e homens) sejam diagnosticados precocemente, mesmo antes de apresentarem sintomas.
O mês da luta contra o cancro da mama é uma campanha internacional anual, organizada pelas maiores associações de luta contra o cancro da mama e que visa aumentar a informação e consciêncialização do despite precoce, tentando ao mesmo tempo, angariar fundos para pesquisa, prevenção, e cura.
Uma em oito mulheres pode correr o risco de desenvolver um cancro da mama. Todos os anos, o despite precoce é feito em muitos países.
Octobre Rose
Em todo o mundo, decorrem ao longo do mês acções para apoiar esta nobre causa! Pessoas, marcas, cidades, juntam-se fazendo Rosa este Outubro.
Flashmobs, corridas, lançamento de balões, lenços rosa, e muitos outros acontecimentos.
.
Em Portugal, o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, é dia 30 de Outubro. Foi criado na sequência de uma Petição subscrita e entregue na Assembleia da República.
A Liga Portuguesa alerta para estilos de vida saudável, prevenção precoce, bem como realização, prioritária, de rastreios.
Ser-me-ia impossível deixar passar Outubro sem dedicar uma postagem, como sempre fiz, a uma causa que sempre me moverá.
Outubro Rosa é para mim como uma prece em jeito de homenagem a todas as mulheres, em especial a uma que me é muito querida.
Um anjo vem todas as noites:
senta-se ao pé de mim, e passa
sobre meu coração a asa mansa,
como se fosse meu melhor amigo.
Esse fantasma que chega e me abraça
(asas cobrindo a ferida do flanco) (...)
senta-se ao pé de mim, e passa
sobre meu coração a asa mansa,
como se fosse meu melhor amigo.
Esse fantasma que chega e me abraça
(asas cobrindo a ferida do flanco) (...)
Lya Luft, poetisa brasileira
Miosótis (pseudónimo)
30.10.2014
actualizado 12.10.2023
Copyright ©2023-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®