Tuesday, May 10, 2016

Quero arrumar o Inverno : coisas simples





Estamos no mês de Maio? Chove torrencialmente, o frio agudiza-se à noite. E as pessoas parecem  andar de novo mais cabisbaixas. Até eu. Quero arrumar com o Inverno de vez. Decididamente. Isto é lá céu de Primavera.

Nada melhor do que começar pela pequena varanda. Meti-me no carro, fui até ao horto. Aquele perto do mar. Estava tão primaveril!

Foi fácil fazer a escolha. Uns potes vidrados, brancos. Vão bem com o beige claro da tijoleira. E com as nuvens brancas no céu azul.

Peguei em dois ou três vasos de pelargónios, gosto dos que se soltam pelos potes. Um ou duas petúnias. Ah! Não resisti às aromáticas. Mas essas ficam no interior, área da cozinha. Uma espécie de mini jardim de Inverno suspenso.

Bom sentir o aroma que se desprende quando as noites estão mais quentes. Como na semana passada. Semana passada? Parece que já foi há uma eternidade. 

Mas já me estou a distanciar. Pensamentos são tão leves. 

Chegada a casa, muni-me dos meus utensílios de jardinagem, e lá fui para a minha pequena varanda. Mudei os vasos pelos potes brancos, replantei algumas flores que sobreviveram ao Inverno bem rigoroso. E juntei as flores fresquissímas que trouxera do horto.

No final olhei deliciada! Minha gata acompanhou-me naquela tarefa... de espalhar tudo o que tirara de murcho ou sem graça. Deitou-se depois na tijoleira já limpa, a fruir daquela nova paisagem. 

Uma varanda renovada com sabor a Primavera.

Ao fim da tarde, sentei-me em frente à porta que dá acesso à varanda. E fiquei por ali, esquecida do portátil aberto. Apenas admirando a minha pequena maravilha com aromas de Primavera.

Memórias de uma tarde de calor. Foi há uma semana. Não dá para acreditar! Hoje ouve-se a trovoada que se aproxima. E chove por entre as nuvens.

Espero que esta chuva não dê cabo do novo e lindo visual da minha varanda. E dado que não me apetece ter mais Inverno, aguardo que a natureza se lembre que Maio já começou e todos nós queremos o Sol de volta.

Miosótis (pseudónimo)

10.05.2016
Copyright ©2016-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com