Sunday, May 24, 2015

B.B. King : um tributo ao blues




B.B. King 1925-2015

BB, anyone could play a thousand notes and never say what you said in one. #RIP #BBKing 

Lenny Kravitz, in Twitter

Define bem o que B.B. King representa para o blues! E como seus pares o veneram.


Adoro blues. Esse ritmo sincopado, com uma batida que, instintivamente, faz fugir nossos pés do contrôlo. Eles sentem connosco, e seguem o ritmo em contratempo. 

palava certa seria clap. Não consigo encontrar tradução adequada na nossa língua. Mas é isso que acontece quando ouvimos blues.

The king of the blues morreu há pouco mais de uma semana. De seu nome Riley Ben King, influenciou gerações de músicos com o som da sua guitarra, Lucille, e a sua voz forte, inconfundível.

Nascido no Mississípi, B.B. King dedicou a vida a reinventar a tradição do blues.


Grandes guitarristas como Eric Clapton, Jimi Hendrix ou Keith Richards, seguiram-lhe os ensinamentos. 


BB King | Toronto 2007
créditos: Kasra Ganjavi
Considerado um dos artistas mais influentes de todos os tempos, B.B. King recebeu dezasseis Grammy. Gravou mais de 50 discos em quase 60 anos de carreiraEm 1987, entrou para o Rock and Roll Hall of Fame.  E em 2004 recebeu o Polar Music Prize Award:
"The Polar Music Prize for 2004 is being awarded to the American composer, singer and performer Riley B King for his significant contributions to the blues."

Polar Music Prize
Para a história ficam temas como ‘Three O’Clock Blues’, ‘The Thrill Is Gone’ e ‘When Love Comes to Town’, em colaboração com U2.


BB King & U2| Youtube




BB King & U2 album | Youtube
B.B.King foi, como sabemos, inspirador para Rui Veloso, que com ele tocou mais do que uma vez, uma delas em 2009.

Rui Veloso confessa que foi com B.B. King que aprendeu a gostar de blues. Não duvido. Tinha uma personalidade contagiante. Um ritmo que se cola à alma musical. Uma dolência que deixou de ser menos triste pelo som da sua Lucille.


Com quase 89 anos, ainda fazia tournées. Deixou de tocar em público em 2014. 

Com ele trabalharam alguns dos nomes mais importantes do rock. Eric Clapton, George Harrison, Rolling Stones, David Gilmour, U2 ou Joe Cocker.

Fica a memória do seu último concerto em Portugal. Foi em 2010, em Sabrosa. Aí, compareceram cerca de 23 mil pessoas. Não tive a sorte de estar presente.


BB King, Sabrosa, Douro, Portugal
créditos: Nelson Garrido

Entre os clássicos daquele que é considerado um dos maiores guitarristas da história, destacam-se outros temas como ‘Payin The Cost To Be The Boss’, ‘How Blue Can You Get’, ‘Everyday I Have The Blues’ e ‘Why I Sing The Blues’ e algumas ‘jóias’ do início de carreira, como ‘You Don’t Know Me’, ‘Please Love Me’ ou ‘You Upset Me Baby’.


Gosto particularmente da sua interpretação do tema You are my sunshine.






B.B. King morreu. Mas o seu blues permanecerá connosco através das suas gravações. E dos seus amigos, como Eric Clapton

O blues chora seu desaparecimento.

"for a half of a century has been one of the absolute foremost figures in his music genre." 

Miosótis (pseudónimo)
24.05.2015
Copyright ©2015-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®

Friday, May 01, 2015

A Flor de Muguet





Apesar do tempo triste, hoje é dia da flor de muguet. Dia de oferecer un brin de muguet a quem se gosta, a quem se acarinha.


Uma tradição fortemente enraizada em França, país de origem, havendo muitas tradições associadas à flor de muguet.





Paris, brin de muguet

Paris é a cidade que mais venera o muguet. Em Paris, neste dia, vendem-se bouquets de muguet nas ruas. E muitas são as parisienses que exibem um pequeno bouquet na mão.

"Quelle Parisienne oublierait de mettre ce jour-là un brin de muguet à son corsage ? Quel Parisien négligerait de glisser à sa boutonnière un petit bouquet de la fleur aimée ?"

O muguet é uma das minhas flores preferidas. Raramente se encontra à venda em Portugal.

O muguet ou lírio-do-vale - lis de la valléeé uma planta herbácea, rizomatosa e de pequeno porte. As folhas crescem aos pares, muito largas, lisas, brilhantes, em forma oval.  

O lírio-do-vale floresce com abundância na floresta de Rambouillet et Yvelines, França.

As flores brancas, delicadas e perfumadas são cerosas, em forma de sino e despontam na primavera. 

Diz-se que a traditição de oferecer muguet remonterá à época renascentista, quando Charles IX terá começado a oferecer, no primeiro dia de Maio, un brin de muguet, a todas as damas da corte, depois de lhe terem oferecido a flor.




O muguet é considerado como símbolo de felicidade e de boa sorte. Mas, é uma planta tóxica, deve ter-se em atenção. Não mordiscar as flores ou as folhas.

A flor de muguet é a flor símbolo da Finlândia. 

Na França e na Bélgica, o muguet é oferecido aos familiares e amigos. Mas tem especial simbologia para os que se amam. 

Das flores do lírio-do-vale extraem-se essências utilizadas em perfumes. Para Christian Dior, um dos famosos costureiros franceses, era a sua flor fétiche. Nela se inspirou para muitas das suas criações. 

Era o perfume de minha mãe. Desde cedo me lembro da fragrância, quando minha mãe me abraçava.





Há bouquets de muguet famosos usados por manequins, actrizes, princesas. Mas, os que fizeram história, foram os de Grace Kelly e Audrey Hepburn

Mais duas referências ligadas a minha mãe. Duas figuras femininas do cinema que ela apreciava.Requinte. Elegância.




Grace Kelly, 1956
https://33.media.tumblr.com/


Grace Kelly usou um ramo de muguet no dia do seu casamento, e Audrey Hepburn no filme Funny Face (1957) que, em Portugal, passou com o título Cinderela em Paris, segundo li.




Funny Face/ Cinderela em Paris, 1957
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/


Esta é a parte encantatória ligada à flor do muguet. O relembrar  as pequenas coisas de infância.Memórias que ficam estampadas no olhar.

Meus pais adoravam Paris, e faziam frequentes viagens a Paris, para ir a concertos, visitar museus.Fizeram amigos, que vinham até cá. Passou-se a falar muito francês, lá em casa. Meus irmãos e eu fomos aprendendo.

Ouvia o que minha mãe me contava, a propósito da flor de muguet, adorava ver seus frascos de perfume, e sentir o seu aroma favorito, prestava atenção aos seus momentos de lazer. As idas ao cinema.



Fête du travail

Mais tarde, por volta de 1889, flor de muguet acabou por ser associada ao "Dia do Trabalho", com votos de felicidades e prosperidade. 


"De nos jours, le muguet est la fleur du 1er mai, autant pour sa portée politique que pour ses vertus porte-bonheur."


Para mim, será sempre uma flor porte-bonheur que passei a conhecer no dia em viajei com meus meus pais para conhecer Paris. Doce infância.

Miosótis (pseudónimo)

01.05.2015
Copyright ©2015-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®