Thursday, October 30, 2014

Outubro Rosa : uma causa a defender




Campagne contre le cancer du sein

Outubro é associado, desde a década de 90, à luta contra o cancro da mama, sendo por isso denominado Outubro Rosa. Vem de Outubro 2008 o meu empenhamento na causa Outubro Rosa. Uma causa que me move na vida real desde sempre e que se reflecte neste blogue.

A campanha oferece sessões de despitagem gratuitas, bem como informação e apoio para todos os afectados pelo cancro da mama. Todos os anos, a despistagem precoce permite salvar milhares de vidas. 

Espera-se que em 2025 mais de 60% do cancro da mama (mulheres e homens) sejam diagnosticados precocemente, mesmo antes de apresentarem sintomas.




Pina Bausch TanzTheater

O mês da luta contra o cancro da mama é uma campanha internacional anual, organizada pelas maiores associações de luta contra o cancro da mama e que visa aumentar a informação e consciêncialização do despite precoce, tentando ao mesmo tempo, angariar fundos para pesquisa, prevenção, e cura. 

Uma em oito mulheres pode correr o risco de desenvolver um cancro da mama. Todos os anos, o despite precoce é feito em muitos países.



Octobre Rose 
http://www.odyssea.info/

Em todo o mundo, decorrem ao longo do mês acções para apoiar esta nobre causa! Pessoas, marcas, cidades, juntam-se fazendo Rosa este Outubro

Flashs mobs, corridas, lançamento de balões, lenços rosa, e muitos outros acontecimentos.

Em Portugal, o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, dia 30 de Outubro. Foi criado na sequência de uma Petição subscrita e entregue na Assembleia da República.

A Liga Portuguesa alerta para estilos de vida saudável, prevenção precoce, bem como realização, prioritária, de rastreios




Ser-me-ia impossível deixar passar Outubro sem dedicar um post, como sempre o fiz, a uma causa que sempre me moverá. 

Outubro Rosa é para mim como uma prece em jeito de homenagem a todas as mulheres, em especial a uma que me é muito querida.

Um anjo vem todas as noites:
senta-se ao pé de mim, e passa
sobre meu coração a asa mansa,
como se fosse meu melhor amigo.
Esse fantasma que chega e me abraça
(asas cobrindo a ferida do flanco) (...)

Lya Luft, poetisa brasileira

Miosótis (pseudónimo)

30.10.2014
Copyright ©2014-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com® 


Thursday, October 16, 2014

Fadas no caminho




Woodland fairy | Viona Art

"L'été qui s'enfuit est un ami qui part ."

Victor Hugo

Pouco a pouco as temperaturas baixam, os casacos voltam a sair dos armários, e as folhas volteiam com abundância pelo ar. O Outono instalou-se. Mais agressivo do que gostariamos.

Que é feito dos outonos doces, tempo de serenidade? Alguma melancolia acompanhava o recolhimento da natureza. Mas era própria do tempo.

Manhãs frescas, e tardes cálidas que aqueciam um pouco o nosso desconforto de uma época do ano em que a luz vai fenecendo, deixando-nos mais sombrios.

Mas este inverno fustigante que se abateu, apaga qualquer tentativa de sorriso, um pensamento mais animador.

Temos apenas um desejo: voltar a casa, afundar no sofá, tomando uma chávena de chá fumegante, aromatizado com uma folha de menta, enquanto ouvimos música, e abrimos um livro.

A noite avizinha-se igual ao dia. Inverno profundo.

Mais tarde, fui à minha pequena biblioteca em busca de uma leitura mais leve, antes de adormecer. Nesse percorrer do olhar, um livrinho apareceu. Sim aqueles mini livros que nos oferecem nas festas, aniversários, pequenas gestos de amizade.

Decidi abrir. Notei que havia um curto pensamento para cada dia, acompanhado do esboço de uma pequena fada. 

Fadas, só me lembrava dos livros de infância, mais tarde, nas tradições da literatura céltica, em tempos de estudos académicos.

E folheei até encontrar o dia 16 de Outubro. Deparei com a Fada da Meditação.

Procure libertar a sua
mente de preocupações
visualize algo que lhe 
agrade e deixe-se ir
simplesmente.
Relaxe!

Divertida, já meio ensonada, disse de mim para mim. Ora ! Nem sabia que existiam fadas da meditação, dos mistérios, da transição, da escolha. Uma infinidade ! Finalmente, um sorriso.

A fada da meditação serenou um pouco minha alma. Talvez que possa abrigar mais alguém que por aqui passe. 

Às vezes as leituras mais despretensiosas encerram algum conhecimento.

Espero que amanhã, o sol brilhe sobrepondo-se às nuvens, luz diáfana, e se levante uma brisa trazida pelo mar, bafejados pela fada do universo.

Miosótis (pseudónimo)

16.10.2014
Copyright ©2014-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®