Thursday, December 30, 2010

Um pequeno floco de neve





Foto: Isabelle Caro

Paris-Match homenageia Isabelle Caro. Víitima de anorexia desde os 12 ans depois de uma infância que Isabelle Caro qualificava de difícil, a jovem modelo tornou-se a partir de 2007 um ícon dos distúrbios alimentares desde que posou nua para a objectiva do célebre fotógrafo italiano Oliviero Toscani, inserida na campanha italiana da marca "No-l-ita" contra a anorexia.




No seu blogue pessoal, Isabelle Caro, vítima das loucuras do nosso tempo, apresenta-se como «un petit flocon de neige invisible, invisible en pleine canicule, qui se bat, se bat pour vivre enfin, malgré des années de souffrances, et crier au monde entier que l'anorexie est un enfer et qu'il faut s'en réchapper pendant qu'il en est encore temps!».



Isabelle Caro | No- Anorexia

Sobre a terrível foto que chocou o mundo, Isabelle Caro disse:

"J'ai accepté de participer à cette campagne pour alerter les jeunes filles en leur montrant les dangers des régimes, des diktats de la mode et des ravages de l'anorexie. Le but c'est de choquer pour sensibiliser."

Miosótis (pseudónimo)

fragmentos da noite com flores para Isabelle Caro, esquecida pelo mundo frenético em que só o 'instante' é válido!

30.12.10
Copyright ©2010-fragmentosdanoitecomflores Blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®

Monday, December 20, 2010

Em tempos de soltas paisagens




serie Elogio de la Escrita
Juan Bautista Morán
O murmúrio das gotas de chuva saltitando nas vidraças fazem de volta estas noites invernosas, atravessando tempos de Natal. 

O outono adentrou-se abruptamente e o inverno surgiu! Este impõe-se com um autoritarismo desmesurado, deixando paisagens inóspitas nos olhos ainda cheios dos finais de tarde em que a luminosidade bailava em subjectivas formas de poesia. 

Quando se percorrem dias de sol acariciador, apesar de freso, num grito de vida, recuamos e dizemos Não! - aos brumosos dias de chuva, às frias noites que desconfortam nossa alma e nos perseguem e escorraçam das ruas tingidas pelas luzes dos faróis. 

Carros salpicam de gotas enlameadas os nossos pensamentos já pouco coloridos que se enchem de névoas esparsas. Ventos de um inverno sem limite despojam-se na cidade



serie Manuscrito del horizonte
Juan Bautista Morán

A súbita realidade! Nem o doce quebranto da interioridade nos afaga em fragmentos de emoção!  Inadequação em horas de fraternidade.

E a noite instala-se. Chuva solta nos vidros da janela. Apagam-se as luzes. Ponho estas reflexões no prato da imaginação e a sua voz apazigua as paredes da alma em um tempo discordante das paisagens intimistas.

O silêncio e a poesia por companheiros, numa música de fundo sem acordes.

"o tempo, subitamente solto pelas ruas e pelos dias,
como a onda de uma tempestade a arrastar o mundo,"

José Luís Peixoto, poesia


Miosótis (pseudónimo)

30.10.10
Copyright © 2010-fragmentosdanoitecomflores blog, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®

Licença Creative Commons


Sunday, December 05, 2010

Solidariedade em tempos adversos





Mel Gibson um actor e realizador aclamado, caíu há algum tempo, como todos sabemos, na boca do mundo perverso de Hollywood depois da divulgação de vários aspectos da sua vida íntima.

Não sou de modo nenhum a favor dos seus actos, se for verdade o que se diz... sim porque para dar cabo da reputação de uma pessoa não é preciso muito nos Estados Unidos e, muito mais em Hollywood. 


Braveheart (1995)

Assim, o actor de Braveheart, um dos seus primeiros filmes, belíssima história e excelente interpretação, um filme que comoveu gerações e  ninguém esquece, até ao último exibido,  o dramático Fora de Contrôlo filme que narra a história de um detective de homicídios que se vê defrontado com a dolorosa investigação da morte de sua filha, este actor e realizador, com uma vastíssima e aclamada carreira cinematográfica, tem sido abandonado por todos. Hollywood e os seus actores têm-lhe virado as costas de forma violenta, quase desumana.



Edge of Darkness (2010)

Não acredito que um homem que fez um percurso fantástico, grande parte de sua vida, degenere por completo assim tão repentinamente. Mas, teremos que deixar em aberto...

Só uma actriz e realizadora se mantém sempre a seu lado, inabalável, desde o início desta corrosiva campanha - Jodie Foster.

Assim, depois de todos os estúdios lhe fecharem a porta, da sua agência o abandonar, de actores como Leonardo di Caprio - triste jugo da fama - se recusar a contracenar com Mel Gibson, eis que Jodie Foster lhe dá o papel principal no seu filme The Beaver. Realizado e interpretado pela própria Jodie Foster.


The Beavor (2011)

Um filme que parece retratar, de certo modo, os sentimentos e estados de espírito do actor.

« C'est la personne la plus facile à vivre et la plus gentille avec laquelle j'ai jamais travaillé », declarou Jodie Foster numa entrevista em Setembro passado. « Quand vous aimez un ami, vous ne l'abandonnez pas dans les moments difficiles. C'est un ami loyal et vrai, et j'espère l'aider à traverser cette période très difficile pour lui. »

Não posso estar mais de acordo com a actriz! Um amigo não se abandona nos momentos difíceis! Eu prezo profundamente o valor da amizade. 

Do sucesso ou não deste filme poderá depender a futuro da carreira de Mel Gibson. O filme tem lançamento previsto para a próxima primavera, depois de muitas hesitações. Para já o primeiro trailer conhecido




Amizade é também o sentimento que me liga a Mateso, uma amizade virtual que se tem prolongado ao longo dos anos, desde que "Fragmentos da Noite" foi criado.

Daí que nada mais oportuno para lhe agradecer, mais uma vez, o seu generoso gesto de amizade. Desta vez, a atribuição do selo "Prémio Dardos":

«O Prémio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada bloguista emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, outros... que, em suma, demonstrem a sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre as suas letras e as suas palavras. Estes selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre bloguistas, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.»



Tal como é do conhecimentos de todos e da própria Mateso, este espaço não entra em redes de correntes, por questões pragmáticas dadas a conhecer desde o primeiro momento. Isso não obsta que, num gesto muito próprio, eu não  deixe de agradecer sensibilizada, tentando cumprir com os princípios básicos mínimos que norteiam estas nomeações.

Embora o selo me tenha sido atribuído pela vocação literária assumida de "Fragmentos da noite com Flores", todos conhecem também o meu outro lado engagé de causas e valores universais.

Assim, este post foi escrito em favor do valor maior que pode unir a Humanidade - a solidariedade!

Indico, como mero acto de continuidade, sem qualquer tipo de obrigatoriedade de dar seguimento, dois ou três espaços:

Relógio de Pêndulo

O Lugar dos Sentidos

Canto de Espumas

Estas nomeações têm apenas carácter simbólico.

A Mateso, mais uma vez o meu profundo reconhecimento!


Miosótis (pseudónimo)

fragmentos da noite com flores
5.12.10
Copyright © 2010fragmentosdanoitecomflores, fragmentosdanoitecomflores.blogspot.com®

Licença Creative Commons

Créditos: vídeo RTP